22/07/2020 às 19h16min - Atualizada em 22/07/2020 às 19h16min

Apenas em 2021 pessoas começarão a receber vacina para Covid-19, diz OMS

Diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, se mostrou otimista nesta quarta-feira (22), com os resultados preliminares das candidatas a vacinas para covid-19, mas também pediu realismo na expectativa sobre prazos e taxa de eficácia. 

"Sendo otimista, estamos acelerando o máximo possível, mas temos de garantir segurança, tomar toda precaução para ter resultado seguro. Mas, sendo realista, será na primeira parte do próximo ano até que comecemos a ver pessoas sendo vacinadas", previu ele durante sessão de perguntas e respostas. 

Ryan informou que os resultados tem sido favoráveis nos estudos da vacina contra a Covid-19, devido a fase 1 dos testes terem sido aprovados, se mostrando seguro. Ele também elogiou o fato de que pessoas têm se candidatado para os testes. "Estamos trabalhando com muitos parceiros para expandir os testes pelo mundo", informou

O diretor executivo da OMS lembrou que é preciso ter uma vacina segura e eficaz, mas também garantir escala na produção e distribuição. Além de pedir realismo sobre prazos, Ryan lembrou que as vacinas em geral não são 100% eficazes. 

"Teremos de ver quão eficazes as vacinas serão e por quanto tempo durará a proteção. A ideia de que teremos uma vacina em dois ou três meses e de repente esse vírus irá embora, eu adoraria dizer isso para vocês, mas não é realista." 

Ryan informou ainda que a OMS tem visto resultados positivos em determinados medicamentos contra a doença. De qualquer modo, destacou a importância de seguir as recomendações para conter a disseminação do vírus.

Vitória Borges

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90