21/07/2020 às 17h04min - Atualizada em 21/07/2020 às 17h04min

Pessoas em situação de rua são imunizadas em João Pessoa

A Seção de Imunização em conjunto com profissionais do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa realizam vacinação na população que vive em situação de rua.

Durante as visitas, as equipes aplicam as vacinas de rotina que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Além disso o serviço da acesso e qualidade integral da saúde a essa população, através de atendimento de multiprofissionais, como, psicólogos, enfermeiros, assistência social e terapia ocupacional.

“A população em situação de rua é muito vulnerável e está mais exposta ao risco de adoecimento, então a vacinação é fundamental para esse público. Nesse período de pandemia da covid-19, intensificamos a vacinação contra a gripe para esse público, mas também realizamos as vacinas de rotina de acordo com as faixas etárias”, explica a coordenadora do Consultório na Rua, Luana Alves.

Também estão sendo oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatites B e C; gravidez e covid-19. O serviço tem cadastrado cerca de 1.300 pessoas que vivem em situação de rua. No período de pandemia da Covid-19, mais de mil atendimentos e 522 pessoas foram atendidas. Os atendimentos do Consultório na Rua acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

“É uma população ainda muito estigmatizada, sem acesso à informação. As equipes que realizam atendimentos in loco garantem o acesso à saúde e a inclusão social dessas pessoas através do trabalho intersetorial. Vamos até eles, mas sempre respeitando o espaço, as vivências de cada um e a vontade de receber o cuidado, já que às vezes acontece de alguns não aceitarem a nossa assistência”, destaca a coordenadora do Consultório na Rua.
 
Vitória Borges

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90