10/07/2020 às 21h54min - Atualizada em 10/07/2020 às 21h54min

Secretaria de Saúde de Bayeux promove capacitação sobre vacina BCG para enfermeiros

Com o objetivo de descentralizar o serviço de vacinação contra tuberculose (BCG) em recém nascidos no municípios de Bayeux, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a capacitação de 30 enfermeiros da rede básica e atenção especializada no manuseio e aplicação da vacina, nessa quinta-feira (9).

Atualmente, o serviço é ofertado apenas no Hospital Materno Infantil João Marsicano, mas será expandido para todas as Unidade Básica de Saúde (UBS) com os profissionais que participaram do “Curso de Capacitação da Vacina Bacilo de Calmette-Guérin (BCG)”.

Capacitação – A capacitação sobre a vacinação da BCG foi executada pela Coordenação da Vigilância em Saúde em parceria com a Atenção Especializada e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da UPA, no auditório do Centro de Referência de Inclusão Social (CRIS), no bairro do Sesi.

O treinamento foi ministrado pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Kassiana Viana, e pelo coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Edgar Fábio Rocha, ambos enfermeiros; para os profissionais da rede.

De acordo com a secretária de Saúde, Haline Leite, esse curso de capacitação faz parte do amplo plano de descentralização dos serviços de saúde que o prefeito Jefferson Kita determinou para a gestão e que teve início com a execução dos projetos “Saúde na feira” e “Saúde nos bairros”.

Segundo a coordenadora Kassiana Viana, a descentralização da oferta da vacinação da BCG vai reduzir a possibilidade de que recém nascidos de Bayeux fiquem sem a proteção contra a tuberculose – doença que ataca com mais frequência os pulmões, mas também pode atingir os ossos, os rins e as meninges (membranas que revestem o cérebro).

A eficácia da BCG é grande, principalmente na forma que é disseminada da tuberculose. Logo, a vacina garante cerca de 78% de proteção. Vale destacar que a proteção varia de acordo com o paciente e também com o país, uma vez que as cepas utilizadas para a fabricação das vacinas variam de acordo com a localidade. Apesar da vacina BCG ter sido criada com a finalidade de proteger contra a tuberculose, estudos garantem que essa vacina também garante certa proteção contra a hanseníase.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90