07/07/2020 às 21h00min - Atualizada em 07/07/2020 às 21h00min

Volta às aulas presenciais pode ter rodízio de estudantes e reposições aos sábados

O retorno das aulas presenciais que ainda não possui data prevista, trará novidades para a rotina das escolas da Paraíba. O revezamento nos horários de entrada, saída, alimentação e recreação e o cancelamento de atividades em grupo são algumas das mudanças previstas nas Diretrizes para protocolo de retorno as aulas.

O secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, é um dos coordenadores da Frente Protocolo de Retomada das Aulas, responsável pela elaboração do plano. As medidas tomadas para retomada das aulas estão sendo feita com base nas diretrizes, apesar de não estar totalmente pronto. As regras servem para escolas estaduais da Paraíba.

As diretrizes preveem, que haja distanciamento dentro de sala de aula, o que pode resultar no revezamento de alunos nas aulas. Além de sinalização de rotas dentro da escola para que os alunos mantenham a distância entre si. No transporte escolar, o número de passageiros será reduzido e os ônibus devem passar por desinfecção.

O protocolo também abrange controle de temperatura de estudantes e servidores e disponibilização de máscaras individuais e álcool em gel. Bebedouros com disparo para a boca devem ser desativados. Os refeitórios devem ter lugar marcado.

Para que a carga horária mínima possa ser cumprida, o protocolo apresenta como alternativa a ampliação da jornada diária; reposição de aulas aos sábados; reposição de aulas em turnos alternativos; prorrogação do calendário para o período de recesso ou para o ano seguinte; ou reunião de dois anos ou séries consecutivas.

Caso aconteça nova suspensão das aulas. Devem haver meios tecnológicos que permitam a reunião dos educadores e a continuidade do processo pedagógico, como plataforma de ensino acessível para os estudantes, planos de dados gratuitos para alunos e logística para entrega de material impresso a alunos que não tenham acesso à internet.

Vitória Borges

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90