02/07/2020 às 17h16min - Atualizada em 02/07/2020 às 17h16min

Entrega de máscaras beneficia artesãos, comunidades quilombolas e jovens atendidos pelo Procase

Governo da Paraíba por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realiza distribuição de máscaras reutilizáveis para proteção contra o Covid-19 nas comunidades quilombolas atendidos pelo Procase no estado da Paraíba, assim como a juventude rural que faz parte do Programa Jovens Bolsistas, 

Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano do Procase, Aparecida Henriques, a necessidade de gerar renda em conjunto com a expansão da pandemia em municípios do interior do estado, foram fatores que impulsionaram o desenvolvimento deste plano de ação. 

Além de prevenir e possibilitar cuidados com a saúde, a ação promove ainda a oportunidade de implementação da renda de artesãos que obtiveram equipamentos para costura, através do convênio com o Procase.

No total, foram adquiridos 3,8 mil mascaras nesta ação. A distribuição acatou as orientações dos órgãos de saúde e os cuidados essenciais no atual período que vivemos. Coordenadores do território efetuaram as entregas aos representantes das comunidades, quilombolas e os jovens bolsistas do Procase de cada território ficaram responsáveis por distribuir em cada região.

As comunidades responsáveis pela confecção do material foram: Adeart – Associação de Desenvolvimento dos Artesãos de São Sebastião do Umbuzeiro, que produziu 600 máscaras; a Cooptigre - Cooperativa de Produção Artesanal de São João do Tigre, que confeccionou 1.000 máscaras; a Associação de Moradores e Produtores Rurais de Mucunã, em Caturité, com a confecção de 520 máscaras; a Associação Comunitária dos Moradores de Santa Maria, em Seridó, com a confecção de 1.450 máscaras e as Artesãs da Serra do Abreu, em Nova Palmeira, que confeccionaram  230 máscaras.

O Procase nasceu de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fida, organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e busca fortalecer a agricultura familiar e auxiliar no desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 
Vitória Borges


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90