01/07/2020 às 16h15min - Atualizada em 01/07/2020 às 16h15min

Sobe para 10 o número de mortos por "ciclone bomba" no sul do país

Vitória Borges
foto: Divulgação/Prefeitura de Chapec
O ciclone extratropical que atingiu a região Sul do Brasil, causando fortes ventos, chuva, granizo e muitos estragos, mata 10 pessoas sendo nove delas confirmadas em Santa Catarina e a décima está sob análise pericial no Rio Grande do Sul, em média 49 cidades foram atingidas. 

O óbito que se encontra em análise, se trata de um homem de 53 anos que morreu soterrado após um deslizamento de terra enquanto trabalhava em uma obra, em Nova Prata. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande Do Sul, será preciso aguardar o resultado da perícia para saber o quanto as chuvas de ontem (30) contribuíram para a instabilidade do solo.

Em Santa Catarina, já foram confirmadas nove mortes, três delas ocorreram em Tijucas e as demais em Chapecó; Santo Amaro da Imperatriz; Governador Celso Ramos; Ilhota; Itaiópolis e Rio dos Cedros. De acordo com o governo catarinense, mais de mil bombeiros estão atendendo ocorrências, até esta manhã, a corporação já tinha atendido cerca de 1,6 mil chamados. 

Ainda em Santa Catarina vários cabos se romperam e outros problemas ocasionaram a interrupção no fornecimento de energia elétrica para 1,5 milhão de unidades consumidoras, além de não haver sinal telefônico ou internet.

O governador do Rio Grande do Sul usou seu perfil nas redes sociais para anunciar que “Todas as equipes estão mobilizadas para dar suporte [à população]. O Estado já distribuiu mais de 3 mil m² de lona e está atuando também no corte de árvores caídas e na desobstrução de vias”.

Além de Iraí, as cidades gaúchas mais afetadas foram Cacique Doble, Barracão, Vacaria e Capão Bonito do Sul. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 1.119 pessoas e 921 residências foram atingidas pela chuva e pelos fortes ventos em todo o estado. Só em Vacaria, o vendaval desalojou 520 pessoas e danificou 130 casas.

No Paraná, o fenômeno climático afetou a 3.127 pessoas em 30 cidades, danificando a 666 casas e forçando ao menos 81 pessoas a deixarem temporariamente seus lares. O fornecimento de energia elétrica para cerca de 1,2 milhão de residências e estabelecimentos comerciais chegou a ser interrompido.

Segundo o órgão da Defesa Civil paraense, embora as fortes chuvas decorrentes do ciclone extratropical comecem a afastar, os ventos podem atingir entre 50 e 70 km/h entre o sul e parte do leste do estado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90