03/06/2020 às 06h54min - Atualizada em 03/06/2020 às 06h54min

George Floyd: VÍDEOS FORTES mostram policial sendo espancado e outro sendo atropelado durante protestos em NY

Extra
Um policial foi atropelado violentamente em Nova York: jogado para cima pelo impacto, rodou no ar antes de cair no meio do cruzamento Foto: reprodução
Dois vídeos chocantes mostram violência contra policiais de Nova York na noite desta segunda-feira, em meio aos protestos pela morte de George Floyd, asfixiado por um agente branco em Minneapolis. Em um deles, postado nas redes sociais e divulgado pela imprensa americana, um carro sedan preto atinge violentamente um oficial que sai de uma viatura e tenta aparentemente evitar que o carro siga adiante.

Ele é jogado para cima pelo impacto, roda no ar e atinge outro veículo antes de cair no chão, no meio de um cruzamento. Uma van da polícia, com suas sirenes piscando, pára e socorre o agente ferido. "Foi um policial", grita a mulher que grava as imagens. "Oh, droga! Oh, meu Deus", repete ela insistentemente. De acordo com o "New York Post", ele foi levado para o Hospital Bellevue e "espera-se que sobreviva". A testemunha depois twittou que havia helicópteros na área "perseguindo o carro".


AVISO: AS IMAGENS SÃO FORTES

 
Em outro vídeo, uma pessoa de camisa vermelha joga um objeto de metal grande em um oficial, enquanto ele luta com outro homem no chão. Uma terceira pessoa pega o mesmo objeto e bate no agente novamente, enquanto quem filma a cena de dentro de um carro grita "f* a polícia". O grupo foge quando ele consegue se levantar e sacar sua arma - embora não pareça ter apontado para nenhum de seus agressores.

As imagens foram compartilhadas no Twitter pela Sergeants Benevolent Association, uma associação de policiais de Nova York, com a legenda: "Policial de Nova York atacado no Bronx (bairro da cidade). Acho que os críticos agora dirão que ele exagerou. Policiais de Nova York, defendam-se! Vocês estão sozinhos!".

Segundo o "New York Post", o comentário é uma referência a um vídeo de domingo à noite que mostrava um oficial puxando uma arma contra manifestantes. O prefeito da cidade, Bill de Blasio, disse na segunda-feira de manhã que ele deveria devolver sua arma e seu distintivo por causa da ameaça de uso de força letal.

Os ataques a policiais ocorreram numa noite em que De Blasio instituiu um toque de recolher às 23h (horário local), na esperança de controlar a violência vista no fim de semana. Mas não parece ter funcionado: houve relatos de incêndios e saques em várias partes de Nova York. Em resposta, o prefeito anunciou outro toque de recolher para esta terça-feira, a partir das 20h.

Os protestos surgiram em todo o país em resposta à morte de George Floyd, um homem negro asfixiado por um agente branco que se ajoelhou em sua garganta por vários minutos ao prendê-lo, na última segunda-feira. Embora tenham começado em grande parte pacificamente, muitos deles se tornaram violentos à noite, com confrontos intensos entre multidões e policiais, saques e incêndios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90