28/05/2020 às 22h21min - Atualizada em 28/05/2020 às 22h21min

Equipes da Atenção Básica de Conde realizam distribuição de máscaras de tecido

A prefeitura de Conde iniciou a distribuição de máscaras de tecidos para a população, principalmente nos bairros onde foram registrados casos de coronavírus. Na ação, foram contempladas as comunidades de Conceição, Centro, Neves, Carapibus, Pousada e Mata da Chica. As entregas estão sendo realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

As máscaras de proteção são até agora o principal recurso no combate à disseminação do coronavírus em todo o mundo. Feitas de tecidos de algodão, de material sintético ou mista (algodão mais sintéticos), as máscaras são uma barreira competente para proteger as principais portas de entrada do vírus no corpo humano: o nariz e a boca. Há também as que incluem os olhos, são as máscaras de proteção facial.

A Prefeitura tem estimulado o uso de máscaras, como também os demais procedimentos de segurança, como a higienização e a permanência em casa, alternativas fundamentais para a salvaguarda individual, principalmente quando associadas com as ações mais genéricas da gestão, como o controle de fluxos de pessoas, veículos, pontos potencias de aglomeração e comércio. No município de Conde, já foram distribuídas mais de mil máscaras, algumas que foram doadas e outras que foram compradas pela Prefeitura às costureiras locais.

Durante a entrega, a população recebe toda a orientação necessária dos técnicos da Secretaria de Saúde sobre o uso correto da máscara, reforçando que o uso individual e como deve ser feita a higienização corretamente.

Segundo a Chefe do Departamento de Atenção Básica, “a população está seguindo as orientações da Prefeitura e dificilmente encontramos pessoas sem máscara. As unidades básicas de saúde também estão dotadas com reservas de máscaras para os atendimentos e há todo um esforço no sentido de estimular e orientar a população, tanto na cidade como na zona rural, para o uso dos equipamentos e os procedimentos essenciais para o combate ao coronavírus”, afirma Iara Rodrigues.

A Agente Comunitária de Saúde, Maria Pedro está na linha de frente dos trabalhos de combate ao coronavírus. Ela destaca a atenção que os moradores, nas diversas comunidades, dedicam ao trabalho da equipe em campo, "eu acho que o mais importante é que mais de 90 por cento das pessoas que visitamos nas comunidades, estão atentas às orientações e apoiam o nosso trabalho no combate ao coronavírus, além de terem a consciência da necessidade de ficar em casa. Este é um dos objetivos da ação, despertar o interesse das pessoas", afirma a ACS.

Segundo a Chefe de Atenção Básica, Iara Rodrigues, em outros momentos da campanha também já foram contempladas com a distribuição de máscaras as comunidades de Gurugi, Tabatinga, Mituacu e Jacumã.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90