27/05/2020 às 15h28min - Atualizada em 27/05/2020 às 15h28min

Especialista alerta sobre “erro gravíssimo” no tratamento de pacientes de Covid-19; assista

ParlamentoPB
O médico alergologista Roberto Lacerda, da Alergomed, fez um alerta a respeito do tratamento medicamentoso correto a ser ministrado a pacientes de Covid-19 nos primeiros dias de sintomas do Coronavírus. Segundo ele, o uso de medicamentos recomendados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nos três primeiros dias de surgimento dos sintomas da doença é vital para uma melhora rápida e significativa. O aviso se deu por causa do encaminhamento, segundo ele frequente, para que os doentes permaneçam em casa fazendo apenas o uso de dipirona ou paracetamol, para inibir a febre.

Ao ParlamentoPB, Roberto disse que a prescrição dos medicamentos tem que passar pela supervisão de um médico: “A maior parte dos pacientes vai melhorar sozinha. Mas, se tem comorbidade, não dá pra deixar de cuidar e medicar. Mas, o tipo de remédio vai ser decidido por um profissional. Se tratarmos melhor os casos leves e moderados, não haverá superlotação de UTIs”, explicou ele, que não é contra a prescrição de cloroquina ou hidroxicloroquina: “É uma decisão do médico e do paciente”.

Um leitor que não quis se identificar também mandou ao ParlamentoPB a seguinte mensagem: “Não podemos confiar nas UPAs. Quem tiver médico amigo ou conhecido e tendo alguém que precise de ajuda, é melhor uma consulta online. Meu irmão foi na UPA e a médica mandou-o para casa descartando Covid. Hoje, ele fez o teste em Mangabeira e deu positivo. Felizmente já passa de 12 dias e está na fase final. Mas, fez uso de Ivermectina, Azitromicina e antialérgico recomendado por um médico de Natuba”.

Lacerda concordou em parte com o relato do leitor: “As UPAs não têm como fazer tomografia. Recebi uma idosa que ligou para o Disk Covid relatando estar durante seis dias com febre alta, tosse e dor no pulmão e disseram para ela tomar paracetamol ou tylenol e ficar em casa. Uma amiga estranhou os sintomas e recomendou que ela procurasse um médico. A tomografia mostrou um dos pulmões com 50% de lesão”.

Confira:

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90