19/04/2017 às 10h13min - Atualizada em 19/04/2017 às 10h13min

Gervásio Maia sobre candidatura ao governo do Estado: 'não passou de mera especulação'

Redação com Os Guedes
Numa entrevista exclusiva ao site Os Guedes, o deputado Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa, revelou que em nenhum momento se lançou ou foi lançado candidato ao governo do Estado pelo PSB em 2018. “Não há registro de declarações minhas sobre esse assunto, que não passou de mera especulação”, adiantou o parlamentar, salientando que seu projeto político para o próximo ano ainda está em fase de construção, submetido a debates com lideranças políticas do seu grupo. Ingressando na quarta legislatura como deputado estadual, Gervásio não descarta postular a reeleição, concorrer à Câmara Federal ou enfrentar desafios maiores – desde que haja consenso entre os que lhe apoiam e os que possuem poder de decisão.

Maia desmentiu, de forma categórica, qualquer ruído na relação com o governador Ricardo Coutinho, da mesma forma como rechaçou versões de que estaria magoado com o chefe do Executivo por supostamente não ter havido firmeza dele numa manifestação de apoio a uma eventual candidatura sua ao governo. “É preciso aguardar o que está sendo posto de forma natural no tabuleiro político do Estado. Em momento algum o PSB oficializou ou registrou sinalização de que eu seria o candidato próprio ao governo. De minha parte, tenho me ocupado da administração da Assembleia e, na medida do possível, acompanhado o governador Ricardo Coutinho em solenidades de entrega de obras e de assinatura de ordens de serviço para execução de outras realizações de interesse público. Não há nenhuma conotação política-eleitoreira nessa atitude, até porque é dever do parlamentar tomar conhecimento de ações administrativas que estão sendo realizadas”, frisou.

O presidente da Assembleia Legislativa acredita que as definições concretas serão sacramentadas no ano eleitoral propriamente dito, ou seja, em 2018, e frisou que não tem conversado com o governador Ricardo Coutinho sobre opções dentro e fora do partido para a disputa à sucessão dele. Ele ressaltou que confia no potencial do PSB para participar de forma competitiva das eleições do próximo ano na Paraíba e considera que o prestígio do governador é indiscutível em virtude dos investimentos que tem carreado e que beneficiam populações de longínquos municípios do interior do Estado. Gervásio contou que nas visitas com Ricardo Coutinho foi testemunha do fim do isolamento entre municípios interioranos, que sofriam com a precariedade da situação de estradas, recuperadas ou pavimentadas dentro do planejamento administrativo que o governo Ricardo Coutinho executa.

Gervásio concluiu afirmando que, sobretudo na Paraíba, tornou-se fato corriqueiro a especulação em torno de nomes ou de chapas para embates políticos de caráter majoritário. “Isto está enraizado no inconsciente do eleitor e dos analistas políticos, mas é preciso respeitar e levar em consideração o tempo das direções partidárias na tomada de definições”, observou. Esse tempo, pelo que Gervásio Maia deu a entender, pressupõe o esgotamento do calendário eleitoral, com a realização de convenções, registro de chapas, celebração e ratificação de alianças políticas. Disse que nada impede que haja conversa informal ou até mesmo sugestão (especulação) de nomes. “Mas é preciso ser transparente no diálogo com a opinião pública e inteirá-la de que não há decisões previamente tomadas em relação a nomes”, arrematou o presidente da Assembleia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »