22/05/2020 às 14h52min - Atualizada em 22/05/2020 às 14h52min

Eleição municipal pode ser dividida em 2 dias, diz ministro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O ministro Luís Roberto Barroso, que irá assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, na próxima semana disse hoje (22) em Brasília, que apara reduzir aglomerações e a exposição de eleitores ao Covid-19, uma das hipóteses que está sendo discutida é que as eleições municiais deste ano tenham dois dias de votação.

Para que a ideia tenha resultado satisfatório, seria preciso um gasto adicional de R$ 180 milhões, que é o custo estimado pelo TSE de um dia a mais de eleição. Porem mediante a crise fiscal, outra possibilidade a ser estudada é a de expandir o horário de votação, para que dure 12 horas, o que teria um custo menor.

O ministro afirmou que mantém diálogo constante com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, sobre o eventual adiamento do calendário eleitoral. Para que haja alteração no calendário, é necessário que o Congresso aprove uma proposta de emenda constitucional (PEC).

A definição do adiamento das eleições depende ainda de como estará a curva de contaminação do novo Covid-19, afirmou Barroso. “Em meados de junho será o momento de se bater o martelo, disse.

Vitória Borges
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90