18/04/2017 às 17h58min - Atualizada em 18/04/2017 às 17h58min

SMS começa a vacinar gestantes contra o vírus da gripe nas Unidades de Saúde

Secom-JP
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a vacinar, nesta quarta-feira (19), as gestantes nas Unidades de Saúde da Família. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
 
Também a partir desta quarta-feira os profissionais que atuam em clínicas particulares poderão ser imunizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Para receber a vacina precisam comprovar que estão inseridos na rede de saúde.
 
A campanha de vacinação segue até o dia 27 de maio e a meta é vacinar 90% das pessoas que integram o grupo de risco e assim garantir uma proteção para a população. 
 
Outros grupos - De acordo com o Ministério da Saúde devem ser imunizadas as pessoas que integram o grupo de risco: crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.
 
Para esses outros grupos a campanha começa no dia 24 de abril, nas Unidades de Saúde da Família. A partir do dia 8 de maio a campanha começará para os professores, que este ano passam a integrar o grupo de risco. Para a imunização dessa categoria serão montados polos, um por Distrito Sanitário. Os professores deverão ir até um desses pontos portando, além do documento de identidade, o contracheque para comprovar ser professor. Além dos polos, a partir do dia 8, esses profissionais também poderão procurar as USFs.
 
Dia D – O dia D da campanha acontecerá no dia 13 de maio, na Praça da Independência, das 9h às 16h. Durante o dia D todas as Unidades de Saúde da Família e postos volantes espalhados pela cidade estarão vacinando todos que integram os grupos de risco e ainda não foram vacinados.
 
Esse ano, além do dia 13 de maio, também haverá mobilização nos dias 20 e 27 deste mês e 03 de junho para imunização dos que integram os grupos de risco e que ainda não tenham sido vacinados. Nesses dias serão seis postos abertos para imunização dos grupos de risco.
 
Confira o calendário de vacinação:
 
 17/04 a 28/04 – Trabalhadores de saúde da rede hospitalar, UPA e Samu
 
19/04 – Início da vacinação dos trabalhadores de saúde e gestantes nas USF
 
24/04 – Início da vacinação dos idosos, puérperas, crianças, portadores de doenças crônicas, sistema prisional
 
08/05 – Início da vacinação dos professores de escolas públicas e privadas
 
13/05 – Dia "D" para todos os grupos prioritários


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90