19/05/2020 às 14h14min - Atualizada em 19/05/2020 às 14h14min

Banco de leite humano reforça pedidos de doação para evitar queda no estoque

Esta terça-feira (19) é o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e o Banco de Leite Zilda Arns, em João Pessoa, reforça o alerta de que o volume de doação para o serviço tem diminuído nos últimos meses, a medida em que a demanda apenas cresce.

Em decorrência da pandemia do Covid-19, não será realizada ações presenciais na Semana Mundial de Doação de Leite Humano, porém ressaltam que as mulheres que tem excesso de leite devem continuar doando para os recém-nascidos.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, e é essencial por possuir os nutrientes necessários nos primeiros meses de vida para um desenvolvimento saudável. Para as mães que desejam doar é importante que estejam sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamentos de uso continuo, como psicotrópicos.

Para coletar o alimento, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e mascara, só então é feita a coleta do leite em um frasco esterilizado. O Banco Zilda Arns possibilita a doação em domicilio, realizada por uma técnica de enfermagem.

O banco municipal também solicita a doação de frascos adequados ao armazenamento. O recipiente pode ser deixado diretamente no Banco de Leite ou nos serviços da rede municipal de saúde, como Unidade de Saúde da Família e Distrito Sanitários. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, ele é usado tanto na montagem dos kits de doação que são enviadas as doadoras, como para pasteurizar os leites e armazená-lo pasteurizado.

Durante a pandemia o serviço no Banco de Leite Zilda Arns acontece em expediente diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Aos interessados na coleta em casa o número disponibilizado para cadastro e agendamento é o 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192.

Vitória Borges
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90