15/05/2020 às 14h47min - Atualizada em 15/05/2020 às 14h47min

PT da Paraíba realiza live sobre "os desafios para Enem 2020" nesta sexta-feira

Para os estudantes que buscam uma vaga na faculdade, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, está oferecendo além do modelo de prova tradicional, também o Enem digital. Entretanto, em um ano com tantas dúvidas a respeito de situações do cotidiano, a partir das 19h, nesta sexta-feira (15) a
tvPTParaiba irá fazer uma live com o tema  "os desafios para o Enem 2020"
 
A live irá contar com a participação do Secretário de Juventude do PT da Paraíba, Pedro Matias; a secretária adjunta da Juventude do PT (JPT) e dirigente estadual, Itamara Silva; o vice-presidente do PT da Paraíba e da JPT, Hortêncio Duarte e o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luís Henrique.
 
As inscrições para o exame começaram na segunda-feira (11) e vão  até 22 de maio.

Nos dias 1 e 8 de novembro será realizado a prova impressa. Já o modelo digital acontecerá nos dias 22 e 29 do mesmo mês.
 
Segundo a secretária adjunta da Juventude do PT (JPT) e dirigente estadual, Itamara Silva, se o Ministério da Educação (MEC) realizar o ENEM digital como tem se proposto, a próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) não contará com uma ampla maioria de estudantes das camadas populares da sociedade.
 
"O ideal nesse momento seja a suspensão do Enem, principalmente pela impossibilidade da presença do aluno e professor na sala de aula. É uma opção que não alcança toda população discente do país, na verdade, só alcança uma camada privilegiada da sociedade, uma vez que, para ser realizado por algum aluno, esse deverá ter um computador e uma internet banda larga, com um sinal relativamente alto, além de local adequado, confortável, onde consiga ler, interpretar e responder 180 questões e fazer uma redação em um tempo determinado."
  
"Temos que considerar que cerca de 30% da população ainda não tem acesso à internet, e dentro dos 70% que têm acesso, muitos deles acessam pelo celular, por não ter computador em suas residências."
 
Diante disso, ainda de acordo com Itamara Silva, ela acredita que se não houver uma pressão social elevada, haverá sim, o exame em novembro, como previsto.  
 
"Uma vez que, os que hoje governam um país, governam pros seus e estão pouco, ou nada preocupados com a realidade da camada mais desfavorecida da sociedade. Para que não haja Enem  em novembro é necessário muita mobilização social."
  
Para acompanhar a live acesse o facebook.com/PTdaParaiba ou no instagram @ptpb13
 
Também assista na íntegra por meio do canal no YouTube: tvPTparaiba
 
 
Débora Costa
Primeiras Noticias

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90