14/05/2020 às 23h44min - Atualizada em 14/05/2020 às 23h44min

TikTok violou regras de privacidade de crianças, dizem entidades

Foi apresentado nesta quinta-feira (14), uma queixa na Federal Trade Commission (FTC) por um grupo de organizações de defesa da privacidade, que alega que o popular aplicativo TikTok violou um decreto de consentimento e uma lei que protege a privacidade das crianças online.

O Center for Digital Democracy, o Campaign for a Commercial-Free Childhood e outros grupos disseram que o TikTok não conseguiu tirar todos os vídeos feitos por crianças menores de 13 anos do Ar, como concordou em fazer sob um acordo de consentimento com a FTC anunciado em fevereiro de 2019.  A porta-voz da plataforma disse levar a privacidade a sério e que estão comprometidos em garantir que o TikTok continue sendo uma comunidade segura e divertida.

De acordo com os defensores da privacidade, a plataforma falhou em excluir informações pessoais dos usuários menores de 12 anos, conforme acordado. “Descobrimos que o TikTok atualmente tem muitos usuários com menos de 13 anos de idade e muito deles ainda tem vídeos de si mesmos que foram enviados em 2016, anos antes do decreto de consentimento” disseram na denúncia.

A decisão do aplicativo ao criar contas para crianças menores de 13 anos com menos funcionalidades não cumpriu os requisitos da Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças, porque a empresa ainda coleta informações, que são compartilhadas com terceiros que as usam para publicidade. A empresa pagou uma multa de US$ 5,7 milhões.

Vitória Borges
Primeiras Notícias

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90