14/05/2020 às 14h50min - Atualizada em 14/05/2020 às 14h50min

Operação Profilaxia prende acusado de vender respiradores inadequados

Foto: Divulgação/PF
Foi detido ontem (13) por Policiais Federais em Brasília, o empresário André Felipe de Oliveira da Silva, acusado de participar da venda de 400 aparelhos respiradores para o governo do Pará. Segundo o governo do Pará, os 152 respiradores mecânicos chineses entregues pela empresa SKN do Brasil Importação e Exportação de Eletrônicos não correspondem aos requisitos necessários para unidades de terapia intensiva (UTI) dos estados, e não poderão ser instalados.

Segundo o governo paraense, o uso dos equipamentos pode colocar em risco os pacientes infectados pelo novo coronavírus. O lote foi adquirido por R$ 25,2 milhões. O MPF diz também que além de não servir para o uso em UTIs, os modelos de ventiladores pulmonares entregues colocariam em risco, os pacientes por não possuírem alarmes que indiquem a interrupção do funcionamento, nem baterias internas para manter a respiração artificial em caso de queda de energia.

A MPF afirma através de nota que, “para piorar, os técnicos descobriram que os respiradores poderiam se torar vetores de infecção, por não permitirem a limpeza e esterilização de fluidos corporais e gases expirados”.

Nas últimas eleições, Felipe foi eleito o segundo suplente do senador Izalci Lucas, ele também já foi secretário de Esportes e Lazer do Distrito Federal no ao de 2007 durante o governo de José Roberto Arruda. A 3º Vara Criminal Federal em Belém autorizou a prisão de um segundo representante da SKN do Brasil, que intermediou a compra dos aparelhos, mas, até a manhã de hoje (14), ele não havia sido localizado e é considerado foragido.

Além dos mandados de prisão, a Justiça Federal autorizou buscas e apreensões de documentos em endereços ligados aos acusados e a SKN do Brasil. Todos os mandatos foram expedidos no âmbito da Operação Profilaxia, que combate o desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da covid-19.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90