17/04/2017 às 14h21min - Atualizada em 17/04/2017 às 14h21min

Samu registra mais de 450 ocorrências durante o feriadão da Semana Santa

Secom-JP
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) registrou 456 ocorrências durante o feriadão da Semana Santa. Os acidentes de trânsito lideraram as ocorrências com 56 casos, o que correspondeu a 12% das chamadas recebidas pela Central de Regulação Médica do órgão, que funciona no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, 24 horas por dia.

O Samu também atendeu 25 ocorrências de queda, 28 traumas neurológicos, 17 por mal estar e 14 casos cardiológicos e outros. A base do Samu, mantida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), atende casos de urgências clínicas, traumatológicas, pediátricas, obstétricas e psiquiátricas.

O Samu realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. Para acioná-lo é necessário ligar para o número 192 e responder todas as perguntas realizadas pelo atendente e médico do serviço. Só assim, será gerado o chamado para atender ao socorro.

Central de Regulação – Quando uma pessoa liga para o 192, quem atende a ligação é o telefonista auxiliar de Regulação Médica (TARM). A ligação é registrada e o profissional preenche o prontuário eletrônico com algumas informações, transferindo, em seguida, juntamente com o prontuário, para o médico regulador. Este faz perguntas ao solicitante complementando as informações referentes ao paciente/vítima. Com base na gravidade do caso, o médico autoriza ao Rádio Operador o envio da equipe ou orienta ao solicitante como proceder.

Equipe – Atualmente, o município de João Pessoa conta com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), sendo três para a Capital e uma para a Região Metropolitana, além de sete Unidades de Suporte Básico (USB) e sete motolâncias. Cada USA funciona com a equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista. Já na USB atuam o enfermeiro e o condutor socorrista. Na motolância trabalham um enfermeiro ou técnico em enfermagem.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90