06/05/2020 às 16h34min - Atualizada em 06/05/2020 às 16h34min

Estabelecimentos são notificados, autuados e um salão de beleza é fechado após descumprirem decreto, em João Pessoa

Nesta quarta-feira (6) a força-tarefa da Prefeitura Municipal  de João Pessoa (PMJP) deu continuidade às ações de fiscalizações. Logo no início da manhã, após denúncias que estabelecimentos estavam funcionando sem se caracterizar como serviços essenciais, as equipes chegaram ao bairro de Tambaú, onde um salão de beleza foi fechado.
 
“Quando o estabelecimento não se caracteriza como serviço essencial, descumprindo o decreto, imediatamente nós tomamos as providências para o fechamento. Recebemos a denúncia de que um salão de beleza estava aberto e fomos realizar uma vistoria. Constatamos o funcionamento e imediatamente o local foi fechado”, explicou Alisson Cavalcante, diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
 
Ainda no mesmo bairro, foram realizadas quatro vistorias, quatro notificações e um auto de infração. Após essas ações pontuais, as equipes foram para o Centro da cidade, onde devem ficar o resto do dia. “Entre as notificações que executamos, constatamos a falta de controle de clientes e um cliente sem usar máscara dentro do local. O decreto é claro que cabe ao estabelecimento orientar que o cliente só entre usando a máscara”, reiterou Alisson Cavalcante.
 
Diante disso, a população pode denunciar esse tipo de irregularidade entrando em contato pelo e-mail: [email protected]. Mediante denúncias, equipes serão  direcionadas para realizar vistorias nesses locais e tomar as providências necessárias.
 
Desde domingo (3), a força-tarefa da Prefeitura tem acontecido  de forma intensificada e já vistoriou bairros como Mangabeira, Torre, Geisel.
Além do cronograma elaborado pelas secretarias, as denúncias da população entram na pauta de vistorias. No caso dos estabelecimentos considerados essenciais, as equipes realizam a vistoria e dão todas as orientações necessárias para que o decreto municipal seja cumprido à risca. Quando necessário, esses locais são notificados e autuados, caso alguma recomendação do decreto esteja sendo descumpridas.
 
O trabalho está sendo realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Planejamento (Seplan), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança Urbana e Cidadania, Vigilância Sanitária, Procon-JP, Meio Ambiente (Semam) e Procuradoria-Geral do Município (Progem). As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto publicado no dia 4.
 
O decreto – Lembrando que, a publicação estabelece o funcionamento exclusivo de serviços essenciais e determina uma série de recomendações à outros tipos de serviço, como bancos, lotéricas e supermercados. No Semanário Oficial estão disponíveis todas as normas da publicação. Acesse: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/2020_Edi%C3%A7%C3%A3o_Especial_01-05.pdf
 
 
Débora Costa
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90