06/05/2020 às 15h18min - Atualizada em 06/05/2020 às 15h18min

MP-Procon recomenda medidas para sepultamentos de vítimas de covid-19 em CG

O diretor regional do MP-Procon e promotor de Justiça, Sócrates Agra, expediu uma recomendação a três cemitérios particulares do município, para que adotem medidas administrativas, sanitárias e de segurança para recepção dos corpos, velórios e sepultamento de suspeitos ou vítimas da covid-19, visando assim proteger os agentes de saúde.

Entre as medidas está a suspensão dos cultos religiosos durante o sepultamento; a cerimônia de despedida deve acontecer em ambiente aberto, no local do sepultamento, com prazo máximo de 30 minutos e não deve haver contato com a urna mortuária. Além disso o caixão deve ser mantido fechado durante o funeral, e as pessoas presentes devem manter uma distância entre si de no mínimo 1,5 metro e usar máscaras faciais.

Os cemitérios também deverão recomendar, por meio de seus funcionários, cartazes na entrada e no seu sítio na internet, que pessoas do grupo de risco e pessoas que apresentam sintomas de infecção respiratória, não participem dos funerais.

Devem estar disponíveis, nos locais onde serão realizados os funerais, água e sabonete líquido e álcool em gel 70%, e priorizar os sepultamentos referentes aos óbitos das doenças infectocontagiosas, em especial as vítimas do coronavírus.

Outra medida recomendada é o envio do plano de ação emergencial do cemitério para o caso de sepultamento em larga escala, caso aconteça um aumento abrupto nas mortes decorrentes do vírus, enfatizando os mecanismos para evitar aglomeração e em consequência a disseminação do novo covid-19, e seguindo os protocolos recomendados pela Anvisa e Agevisa.

Vitória Borges
Primeiras Notícias

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90