05/05/2020 às 16h35min - Atualizada em 05/05/2020 às 16h35min

Povos indígenas pedem fundo de emergência para combater coronavírus

FOTO: Alex Pazuello/Prefeitura de Manaus
Em carta enviada nessa segunda (4) ao diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, líderes indígenas do Brasil pediram a criação de fundos de emergência para ajudar a proteger suas comunidades da ameaça do coronavírus, equipamentos de proteção pessoal, indisponíveis para profissionais da saúde que trabalham nas reservas e aldeias.

Muitos dos 850 mil indígenas do país moram em áreas remotas da Amazônia, com acesso limitado ao atendimento de saúde, grupos indígenas dizem que o governo não incluiu suas comunidades nos planos nacionais de combate ao vírus.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o número de indígenas mortos pelo vírus no país subiu para 18, porém o governo registrou apenas seis. Isso porque a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) relata apenas mortes em aldeias e não as de integrantes de tribos que se mudaram para áreas urbanas.

Até domingo (3), havia sido confirmado 107 casos de indígenas infectados na Amazônia, 59 deles no extremo norte do Rio Amazonas, perto das fronteiras com a Colômbia e o Peru, disse a Apib.

A coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) reclamou da falta de exames e ausência de assistência do Sesai para pessoas que vivem fora das aldeias tradicionais, em cidades como Manaus, onde os casos de covid-19 estar sobrecarregando os hospitais.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que proteger os povos indígenas é prioridade. A Fundação de Nacional do Índio (Funai) proibiu missionários cristãos de evangelizarem tribos isoladas durante a epidemia para evitar contágio.

Vitória Borges
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90