05/05/2020 às 15h53min - Atualizada em 05/05/2020 às 15h53min

Coronavírus: Secretaria de Saúde de Alhandra intensifica ações com barreiras sanitárias a partir desta quarta-feira (6)

Operações de barreiras sanitárias serão realizadas pelos profissionais da Saúde e Segurança a partir desta quarta-feira (06), na cidade de Alhandra.

A medida adotada pela Secretaria de Saúde Municipal tem como objetivo verificar o quadro de saúde das pessoas autorizadas a entrar no município, através de rápida entrevista e verificação de temperatura.
 
Deste modo, motoristas e passageiros só poderão entrar no município após passarem por uma triagem das equipes de Saúde, que terão apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. 
 
Vale ressaltar que as barreiras sanitárias não limitam ou proíbem as pessoas de ir e vir, isso acontece apenas em casos que sejam identificados algum usuário suspeito da Covid-19.
 
De acordo com a secretária de Saúde, Albarina Kelly, duas equipes estarão de prontidão, sendo uma na ladeira do Salgadinho e outra na Rua da Palha.
 
“O intuito da barreira sanitária é orientar e fazer a triagem para identificação. Se alguém apresentar quadro semelhante ao da COVID-19, principalmente febre, o nome será anotado, além do destino, será feita a orientação para isolamento e a equipe da Secretaria de Saúde doará mascará imediatamente e realizará o monitoramento dos moradores. No caso de visitantes, será notificado ao município de destino”, explica a secretária.
 
Além das barreiras sanitárias, a  Secretaria também planeja realizar higienização dos veículos, com produtos desinfetantes.
 
A Prefeitura criou o “Plantão Coronavírus” que esclarece dúvidas e orientações. A população de Alhandra também pode ter informações com o serviço “Teleconsulta” na qual uma equipe da Saúde acompanha casos e realiza a visita em domicílio do paciente para fazer a triagem atendendo ao protocolo exclusivo do município, os dois serviços podem ser acionados pelo número 83 9 9167-5629 (whatsapp).
 
“Também estamos garantindo aos nossos profissionais de saúde a segurança necessária para que o atendimento aos moradores seja realizado de acordo com todos os padrões de higiene e segurança. São essas e outras diversas ações que estamos realizando no município, tendo a orientação e apoio do prefeito Renato Mendes”, disse Albarina.
  
Abaixo, segue os números de casos na cidade notificados até esta segunda-feira (4), pela Secretaria de Saúde:
 
79 pacientes apresentam síndrome gripal, através dos estabelecimentos de saúde do município, destes, 30 encontra-se em isolamento domiciliar, monitorados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Vigilância Epidemiológica. Sendo ainda 1 caso suspeito, 3 descartados, 2 recuperados, 8 confirmados e 2 óbitos.
 
Débora Costa
Primeiras Notícias

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90