23/04/2020 às 16h06min - Atualizada em 23/04/2020 às 16h06min

'Gatonet de lives' engana fãs de sertanejos e rouba doações de combate ao coronavírus

Foto: Reprodução/Gusttavo Lima
Com o início da pandemia, vários artistas tiveram a ideia de promover lives para incentivar a população a ficar em casa. Muitos fãs que só queriam um bom entretenimento acabaram vítimas de um golpe. Isso porque criminosos criaram uma “gatonet de lives “ e vem tentando roubar o dinheiro de fãs, através de canais do YouTube que reproduzem o sinal ao vivo da live oficial.

Desde a primeira live do cantor Gustavo Lima no dia 28 de março de 2020, começaram a aparecer lives fakes. Em primeiro momento, esses canais roubavam apenas a audiência dos artistas, porém nas mais recentes do dia 10 e 12 de abril, donos de canais com transmissões fake divulgaram QR Codes e contas falsas para recebimento de doações que deveriam ser destinadas a famílias afetadas pela pandemia.

A produção de alguns dos principais cantores sertanejos quando questionados, disseram que essas lives falsas chegaram ao pico de mais de 1,5 milhões de views simultâneos, mas que estão trabalhando junto com a plataforma do YouTube para derrubar essas lives, através de um sistema automático que corta todas essas retransmissões ilegais.

O YouTube afirma que todo conteúdo disponibilizado no site deve estar de acordo com as políticas deles, que proíbem o uso indevido de conteúdo de terceiros e que estão trabalhando com artistas e gravadoras para explicar o uso desses recursos e dar agilidade a denúncias relacionadas a retransmissões não autorizadas.

Vitória Borges
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90