23/04/2020 às 08h11min - Atualizada em 23/04/2020 às 08h11min

Após quarentena, shopping reabre com aglomeração e apresentação musical – VEJA VÍDEO

G1
Na reabertura após quarentena de mais de 30 dias no setor, o shopping Neumarkt, de Blumenau, no Vale do Itajaí, registrou aglomeração de pessoas. Entre os frequentadores, estão idosos e crianças. O funcionamento de centros comerciais e afins em Santa Catarina foi autorizado pelo governo a partir desta quarta-feira (22). A cidade é a terceira do estado com mais casos de Covid-19, atrás apenas de Florianópolis e Joinville.

O vídeo mostra as pessoas entrando no shopping e sendo aplaudidas por funcionários. A portaria que libera a reabertura dos shoppings estabelece que os administradores são os responsáveis pelo controle do número de clientes no local.
As regras também determinam que deve haver distância de 1,5 metro entre as pessoas. A fiscalização das medidas fica a cargo da vigilância sanitária e equipes da segurança pública.

Por nota, o shopping disse que cumpriu as determinações estabelecidas e que o movimento no primeiro dia de abertura ficou dentro dos padrões estabelecidos.

Blumenau tem 81 pacientes confirmados com coronavírus, sem nenhuma morte. Em Santa Catarina, há mais de 1.090 casos confirmados e quase 40 mortes.

Em relação a casos de aglomerações nos setores autorizados a funcionar, o governador Carlos Moisés (PSL) afirmou em coletiva na noite desta quarta que “a participação do indivíduo é fundamental” e que “não podemos prender as pessoas em casa”. “O estado será parceiro dos municípios e é preciso suspender as atividades em que houver exageros”, disse.

“A gente não consegue aceitar que as pessoas se aglomerem em shoppings. Se o estabelecimento não consegue administrar o seu público, com restrição de entrada, e as pessoas estão se comportando como se tivesse voltado ao normal, cabe ao poder público lacrar o estabelecimento”, disse o governador.

O médico pneumologista Ricardo Malinverni não recomenda que a população vá a locais com muitas pessoas durante a pandemia. “A gente sabe que apesar de estar liberado o funcionamento desses estabelecimentos, a recomendação do ponto de vista médico é de que as pessoas evitem aglomerações. Existe nas aglomerações um maior risco de transmissão da doença, sem dúvida”, afirmou. Ele completou dizendo que as pessoas “devem frequentar esse tipo de local com mais gente só quando for estritamente necessário”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90