22/04/2020 às 14h57min - Atualizada em 22/04/2020 às 14h57min

Detran implanta CRLV totalmente digital para veículos da Paraíba

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), aprimorou o serviço de Certificação de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), possibilitando aos usuários a partir dessa quinta-feira (23), obterem 24h após o pagamento do licenciamento do veículo a emissão do documento, e também a impressão na própria residência em papel A4.

Tudo isso de maneira on-line, sem a necessidade de se deslocar a uma das unidades do Detran-PB, contribuindo assim com a medida de isolamento social, como forma de conter a propagação do coronavírus. O CRLV Digital está disponível, junto a CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ele reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

O CRLV Digital traz todas as informações contidas no documento impresso e possui a mesma validade jurídica do CRLV físico. Após o download do aplicativo CDT, o cadastramento do veículo poderá ser feito no próprio aplicativo e o acesso pelo dispositivo pode ser realizado ainda que sem internet.

De acordo com a Deliberação nº 180, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CRLV Digital será expedido somente após a quitação dos débitos referentes a tributos (incluindo IPVA), encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, assim como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Vale ressaltar que o documento digital do usuário está protegido por senha de acesso de quatro dígitos, exigida para login na Carteira Digital de Trânsito e o acesso pode ser feito com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que possuam leitor biométrico.

Caso seja necessário o compartilhamento do modelo digital, é possível ser feito de forma segura para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que tenha instalado em seu dispositivo móvel o aplicativo CDT, o compartilhamento pode ser feito para até cinco pessoas. Quem o recebe não consegue exportar ou compartilhar o documento, e caso o proprietário do veículo não queira mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Vitória Borges
Primeiras Notícias

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90