17/04/2020 às 15h14min - Atualizada em 17/04/2020 às 15h14min

Termina nesta sexta-feira prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

Termina nesta sexta-feira (17) às 23h59 o prazo para solicitar a isenção na taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve ser feito diretamente na Página do Participante, no site do Enem antes do prazo de inscrição. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste mês, além da isenção, os participantes também poderão solicitar o recurso, apresentando comprovante, caso tenham o pedido negado, justificativa para quem faltou na edição passada. Os procedimentos citados ainda não garantem a inscrição, que deverá ser realizada entre os dias 11 a 22 de maio.  

Quem tem direito a isenção da taxa?

O estudante que está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda por pessoa, igual ou menor a um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar, o participante que está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Se a solicitação de isenção for negada, o estudante ou participante pode recorrer da decisão entre o dia  27 de abril a 1º de maio na Página do Participante. Para pedir o recurso é necessário apresentar os documentos solicitados

Este ano as provas acontecerão em duas datas, 11 e 18 de outubro, para provas na modalidade digital, e 1° e 8 de novembro para versão impressa. Apenas 100 mil pessoas poderão solicitar a prova por meio digital.  

Lu Bandeira
Primeiras Notícias

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90