30/03/2020 às 09h01min - Atualizada em 30/03/2020 às 09h01min

Artigo em jornal americano pede impeachment de Bolsonaro

Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
Artigo publicado no jornal americano The Washington Post argumenta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou o Brasil em uma “profunda crise” em meio à pandemia do novo coronavírus e que deveria, portanto, sofrer um impeachment.

O texto, escrito pela antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade de Bath, foi publicado na noite desse domingo (29/03).

“Enquanto o novo coronavírus se espalha no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou uma incapacidade alarmante de governar o país, minando a pandemia e os esforços para proteger e salvar vidas. E como resultado do comportamento irresponsável e divisivo, ele jogou o Brasil em uma profunda crise. Ele deve ser removido do cargo”, diz a antropóloga no texto.

A autora enumera uma série de atitudes praticadas pelo presidente durante os últimos dias que procuram justificar esse “comportamento irresponsável” dele.

É o caso das manifestações do último dia 15 de março, quando Bolsonaro saiu do Palácio do Planalto para complementar dezenas de manifestantes que pediam, entre outras coisas, a derrubada do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Nos últimos dias, Bolsonaro contradiz seus próprios especialistas em saúde, chamando o autoisolamento de ‘confinamento em massa’ e a Covid-19 como ‘gripezinha'”, complementa Rosana.

Por fim, a autora convoca os líderes políticos a avançar e votar o impeachment do presidente brasileiro. Com uma “profunda articulação”, ela vê a necessidade também de uma “transição cuidadosamente planejada”.

“O impeachment pode ser um processo político e jurídico difícil. (Os brasileiros há muito tempo viveram um processo politizado e injusto contra Dilma Rousseff, que chegou a um golpe.) Mas o caso contra Bolsonaro é à prova de balas. Hoje ele representa uma ameaça existencial”, pontua.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90