30/03/2020 às 06h48min - Atualizada em 30/03/2020 às 06h48min

'A Chapeuzinho se encantou pelo Lobo', diz ator sobre Regina Duarte

Extra.Globo
“Eu quase que nada não sei, mas desconfio de muita coisa”. É com a frase de Guimarães Rosa, seu autor preferido, que Lima Duarte me saúda ao telefone. Fixo. No sítio em que mora, no meio do mato, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Onde vai passar sozinho os seus 90 anos, que ele completa neste domingo. “Sou um homem recôndito”, ele repete várias vezes usando a palavra que quer dizer “oculto, retirado, que se escondeu”: “Gosto de ficar com minhas plantas, meus livros. São eles que me fazem companhia. Às vezes, olho e vejo a morte na esquina. A morte quer me pegar, mas eu fujo dela. Ela fica me esperando: ‘Cadê aquele fdp?’”.

Lima solta uma gargalhada e resigna-se. “Ninguém vai viver para sempre. O que me interessa é deixar meus ensinamentos, é saber que, enquanto estive aqui, me diverti”, observa. Brincadeiras à parte, ele conta causos e de como encontrou uma forma peculiar de lidar com a quarentena. Não que seja árduo para ele. “Estou acostumado. Pela forma como nasci e fui criado, minha grande alegria é o pensamento. Eu gosto muito de pensar e tudo o que eu vivo e vejo no mundo são subsídios para o meu pensar”, filosofa.

O tempo livre para pensar, já que as gravações da série “Aruanas”, para a qual está escalado, foram suspensas, levou o ator e uma amiga, professora universitária, a bolarem uma brincadeira no isolamento. “Ela passou a me mandar frases famosas de filósofos no mundo todo adaptadas para o coronavírus e a campanha para ficar em casa. Aí, eu e ela começamos a adaptar também atores nacionais. E passamos o dia criando isso. Qual autor você me sugere?”, questiona ele, convidando para a sua pequena e lúdica travessura.

Sugiro Guimarães Rosa, afinalé seu autor preferido. “Acho que esse homem pegou minha vida e escreveu sobre mim”, reflete Lima, nascido Ariclenes Vanâncio Martins, nos cafundós de uma fazenda em Sacramento, Minas Gerais, em 1930, dez anos depois da gripe espanhola que matou muita gente: “E ainda tinha o tifo, a sífilis. Eram tempos bem difíceis. Minha mãe arrumou umas injeções e me dava todos os dias e eu não sabia por que. Ela mandou perguntar ao meu pai. Ele passava muito tempo fora de casa. E me disse: ‘É para você não ficar como o rei de Roma que tem chifres’. Eu enlouqueci querendo saber se alguém tinha visto o rei de Roma para saber se era verdade. Depois, mais tarde, vim a descobrir que meu pai tinha a doença”.

Dançando na sala

A mãe, uma mulher simples, porém visionária, ensinou arte ao único filho. “Não sei como ela fazia. Mas me contava histórias, abria um universo para mim. Deixa te contar uma coisa bonitinha: Quando eu aprontava, minha mãe me dava umas palmadas, mas era tão pequenininha — Ela achava que o mundo todo era maior que ela — que eu a segurava. E então a gente acabava dançando na sala, só eu e ela. Não é lindo isso?”, emociona-se.

Um pouco de tudo o que viveu está nos mais de 100 personagens de sua biografia, em que estão os inesquecíveis Zeca Diabo (”O Bem-Amado, 1973), Sinhozinho Malta (“Roque Santeiro, 1985), Sassá Mutema (”O salvador da pátria”, 1989), Dom Lázaro Venturni (”Meu bem, meu mal”, 1990), Afonso Lambertini (“Da cor do pecado”, 2004), e mais recentemente o romântico Josafá (”O outro lado do paraíso”, 2017).

Regina Duarte comparada a Chapeuzinho

Lima jamais pensou em parar. “Me aposentar me daria mais tempo para pensar, mas há tanto a se fazer ainda”, reflete ele, que lista com carinho os amigos que fez na carreira: “São tantos. Minha companheira Fernanda (Montenegro), a querida Laura (Cardoso), A Bianca e o Guizé (Bin e Sergio, que se tornaram vizinhos de Lima no sítio). Faz tempo que não os vejo. Combinei de fazer um churrasco para eles, mas não sabemos se vai haver mais churrascos e amigos... Ou sairemos dessa mais gordos ou mais loucos”, avalia..

Da lista de atores com os quais contracenou, no momento, um nome chama atenção de Lima: Regina Duarte, atual secretária de Cultura do governo. “Convivemos um bom tempo, mas nunca consegui realmente penetrar na alma dela. Quando a vi seduzida pelo atual presidente e vi aquele sorrisinho dela que virou patrimônio nacional, pensei: ‘A Chapeuzinho Vermelho se encantou pelo Lobo Mau. A Regina parece a Chapeuzinho. Tomara que não venha um filho disso daí, já pensou que tragédia?”, alfineta

Prosa com Seu Jorge

Enquanto vê os dias passarem, em meio à leitura no jardim, Lima recorre à tecnologia ainda não totalmente dominada para se comunicar com a família. “Tem meus netos na Austrália, então falamos sempre. Os filhos, a Karina (Maluf, neta) que está morando com Seu Jorge... Ela aparece sempre com ele. Seu Jorge me conta sobre Belford Roxo (município da Baixada Fluminense), onde nasceu, eu conto de Minas, e a gente tenta achar semelhanças. Gosto muito dele”, enumera.

Ao perceber que já estamos há 40 minutos ao telefone, Lima pergunta minha idade. Digo e ele ri: “Envelhecemos na televisão, então. Eu dentro dela e você no sofá. Agora deixa eu ir que preciso voltar para minhas coisas. Se cuida e se proteja”. Pode deixar, Seu Lima, nos vemos em breve.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90