16/02/2020 às 15h23min - Atualizada em 16/02/2020 às 15h23min

Zé Maranhão articula coligações do MDB em João Pessoa e Campina Grande

 

O senador José Maranhão, que comanda o MDB da Paraíba, revelou à imprensa que está empenhado em preparar o partido para as eleições municipais de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em outubro, já tendo renovado 50% dos diretórios municipais e com perspectiva de renovar a outra metade até junho, quando deverão ser fechadas as definições de candidaturas próprias ou alianças para o pleito. Maranhão garantiu que o MDB terá pré-candidatos em diversos municípios de diferentes regiões do Estado e articula coligações para disputar as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande.

Nas eleições de 2018, o partido encolheu significativamente na conjuntura política local. O próprio Maranhão, que foi candidato a governador e largou na liderança das primeiras pesquisas de opinião pública, despencou na preferência popular no curso da campanha propriamente dita, que passou a ser polarizada por João Azevêdo (então PSB), afinal vitorioso em primeiro turno, e Lucélio Cartaxo (PV), irmão gêmeo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. O MDB foi praticamente varrido do mapa em termos de representação parlamentar – não elegeu nenhum deputado federal e, na Assembleia Legislativa, conta apenas com o deputado Raniery Paulino como sua expressão maior.

Raniery tem adotado uma postura independente e, em alguns casos, radicaliza na oposição ao governo de João Azevêdo, como se verificou na recente votação do projeto de lei do Executivo versando sobre a criação da Fundação PBSaúde, destinada a gerenciar hospitais da rede pública, como consequência do descredenciamento pelo governo Azevêdo de organizações sociais contratadas na gestão de Ricardo Coutinho e que acabaram envolvidas em escândalos da Operação Calvário, sobre desvios de recursos públicos e pagamento de propinas a agentes públicos. Raniery é tido como um trunfo do MDB para disputar as eleições municipais à prefeitura de Guarabira, no brejo paraibano. Ele é cogitado juntamente com o seu pai, o ex-governador e ex-deputado Roberto Paulino, líder do “clã” que combate o esquema do prefeito Zenóbio Toscano, do PSDB.

Enquanto o MDB tenta se fortalecer para ocupar espaços na campanha eleitoral deste ano, investindo na atração de parceiros, o Democratas, presidido pelo ex-senador Efraim Morais, secretário do governo de João Azevêdo, prossegue cumprindo uma intensa agenda com o lançamento de pré-candidaturas em vários municípios, entre os quais Lucena, no litoral, e Itaporanga, no Vale do Piancó. Nos cálculos do deputado federal Efraim Filho, que tem participado ativamente das articulações para montagem de chapas competitivas, já são mais de 31 candidaturas definidas.

Em João Pessoa, o DEM aposta fichas na candidatura do ex-vereador Raoni Mendes, que promete fazer um amplo diálogo sobre os problemas e prioridades da Capital. A largada para as eleições municipais pelo Democratas foi dada na cidade de Cabedelo, com a filiação do prefeito Vítor Hugo, ex-PRB, que é candidato à reeleição. O evento contou com a presença de ACM Neto, prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas.

Os Guedes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90