22/10/2019 às 18h05min - Atualizada em 28/10/2019 às 20h42min

Aprenda a deixar a cerveja gelada por mais tempo

Não é à toa que um dos principais apelidos para a cerveja no Brasil é  “gelada”. Os brasileiros gostam da bebida em uma temperatura mais baixa do que o habitual, até mesmo por causa do clima tropical que impera no país. Com as altas temperaturas, decorrentes do verão que se aproxima, muitos consumidores pensam em formas de resfriar a bebida em um menor período de tempo, ou pelo menos fazer com que ela não fique quente. Com algumas técnicas e truques, é possível alcançar esse objetivo.

Se for para a praia ou um local com muito Sol, a primeira dica é levar a bebida em uma caixa térmica. Elas são preparadas para resistir a altas temperaturas e possuem a capacidade de manter a cerveja gelada por um período maior de tempo. O alumínio é um melhor condutor térmico, e é por este motivo que as latinhas gelam mais rápido do que as garrafas de vidro, embora também fiquem quentes com mais facilidade.

Para quem vai beber em casa, existem algumas técnicas rápidas e que podem deixar a bebida ainda mais gelada. Deixar alguns copos no freezer pode ajudar a aumentar a sensação de refrescância, assim como utilizar uma caneca com haste para tomar a cerveja. No segundo caso, a bebida demora mais para esquentar, porque não há o contato da mão com o copo.

Se você vai para uma festa e precisa gelar a cerveja de forma rápida, eis algumas técnicas. Em um recipiente, espalhe sal pelas latinhas e banhe-as no álcool. Essa mistura retira o calor das latas e impede que o gelo derreta mais rápido. O resultado é uma bebida bem gelada em poucos minutos. Outra alternativa é fazer camadas intercaladas de cerveja, sal e gelo em um isopor.

Já se a confraternização for em um ambiente aberto ou na praia o recomendado é, além das dicas anteriores, utilizar um recipiente próprio, para conservar a temperatura. Nessa lista, estão os coolers de bebida, as bolsas térmicas e até mesmo um suporte de isopor para as latas. Em todo caso, é sempre importante não deixar as latas no Sol ou em contato direto com a temperatura ambiente. 

Quando for colocar as bebidas em um recipiente, opte pela combinação entre gelo em estado sólido e derretido. Acredite: o que faz a cerveja gelar em maior proporção é a água gelada.

Para o Huffington Post Brasil, o mestre-cervejeiro Alexandre Levy, da Ambev, explicou os motivos. “Primeiro, a garrafa tem mais superfície de contato com a água gelada do que com o gelo puro, e, segundo, por mais estranho que possa parecer, o que resfria mais rapidamente a cerveja é o derretimento do gelo. Para mudar do estado sólido para o líquido, o gelo precisa de energia. Parte dessa energia vem do calor acumulado na cerveja". Outra dica dada pelo especialista é refrigerar latas menores e em menor quantidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90