21/10/2019 às 15h25min - Atualizada em 21/10/2019 às 15h25min

'Se não houver pagamento até meia-noite, ônibus não sairão da garagens nesta terça-feira', diz Sindicato

A paralisação dos operadores de ônibus de João Pessoa, que começou na manhã desta segunda-feira (21), foi interrompida pelos próprios operadores por volta das 13h45. O retorno da circulação dos ônibus ocorre em atendimento a um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur), que vai retomar negociação para evitar uma greve geral dos operadores que está prometida para ocorrer nesta terça-feira (22).

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Passageiros da Paraíba, Antônio de Pádua, disse que, se até a meia-noite desta terça-feira (22) não houver pagamento de salários para os profissionais, os ônibus nem sairão das garagens amanhã.

Ao Portal Correio, o presidente do Sintur, Isaac Moreira, afirmou que os operadores e o Sintur vão se reunir às 16h desta segunda para negociar e tentar evitar a greve geral, mesmo que a pauta da categoria não seja atendida.

“Os operadores querem que as empresas paguem a quinzena de trabalho (que deveria ter sido paga na sexta-feira) hoje, mas as empresas não têm condições de cumprir isso. Vamos tentar evitar a greve prometida para amanhã”, disse Isaac.

A paralisação

Operadores de ônibus de João Pessoa pararam as atividades e bloquearam as imediações da Lagoa do Parque Solon de Lucena, na manhã desta segunda, no Centro da Capital.

Segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas da Paraíba, Antônio de Pádua, o motivo da manifestação é o atraso de pagamento de salários por parte das empresas de ônibus.

Além do atraso no pagamento de salários, a classe reclama da concorrência com transportes clandestinos, mototáxis e transportes por aplicativos. O sindicato fala também em falta de fiscalização pelos órgãos públicos.

A categoria marcou para às 18h desta segunda-feira (21) para definir sobre a greve geral da categoria, que pode ter início a partir das 5h de amanhã.

Atraso dos salários

Isaac informou que o pagamento da folha é dividido em duas partes, sendo a primeira paga todo dia 20 de cada mês e a segunda, no dia 5 do mês seguinte.

O diretor do Sintur-JP explicou que, de 2013 para 2019, o número de passagens pagas por mês em João Pessoa caiu de mais de 9 milhões para cerca de 5 milhões. Para ele, a queda impede que os custos operacionais do sistema sejam mantidos em plenitude pelas empresas.
Com Portal Correio


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90