01/10/2019 às 17h15min - Atualizada em 01/10/2019 às 17h15min

PM é preso após torturar e manter a mulher em cárcere privado por duas semanas

Extra.Globo
Daniel foi preso após prender e torturar a mulher Foto: Reprodução
Por treze dias, uma universitária de 23 anos foi torturada e ameaçada de morte por um policial militar, de 43, lotado no 16º BPM (Olaria), na casa onde viviam, no Parque Pauliceia, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Por pouco, a mulher não foi vítima de feminicídio. Após ser preso por agentes da DEAM de Duque de Caxias, o militar ordenou que amigos de farda ameacem a companheira e seus parentes. Algumas testemunhas do caso chegaram a mudar de estado. Nesta segunda-feira, a Polícia Civil abriu um novo inquérito de coação a testemunhas.

Por sete anos, a mulher — que por medo pede anonimato — se relacionou com PM Daniel Glendmann. O começo da relação parecia que o casal viveria uma linda história de amor. Entretanto, após alguns meses o militar teria começado as violências moral, psicológica e física. No começo do ano, a mulher decidiu se separar e ir morar no Espírito Santo. Glendmann disse que "estava mudado e que queria reatar o relacionamento”. Acreditando nele, a vítima deu uma nova chance.


Ao chegar em casa, segundo a Polícia Civil, o suspeito retirou o celular da vítima e tomou as senhas das redes sociais. Se passando por ela, ele descobriu no dia 4 de setembro que a companheira — no tempo que não estava com ele — havia se relacionado com duas pessoas. Furioso, ele decidiu castigar a vítima. Mesmo com a mulher dizendo que os casos foram anterior à volta, o policial insistia em dizer que estava sendo enganado e agredia a mulher para “saber a verdade”.

“No último dia, ele me acordou por volta de 12h me dando porrada na perna. Eu perguntei a ele o que estava acontecendo. Ele falou para eu lavar o rosto e sentar na cama. Ele estava transformado. Ele chegou perto do meu rosto e pediu para eu falar o que eu fiz na época em que estávamos separados. Ele me mostrou uma foto que eu postei quando estava solteira e cada curtida da foto, era uma porrada que ele me dava”, relatou a jovem, em entrevista ao portal G1.

Segundo a delegada Fernanda Fernandes, titular da Deam Caxias, uma amiga da vítima a encontrou caída na casa, na última segunda-feira, após o homem ir trabalhar. Então, a amiga entrou em contato com os pais da vítima, que a levaram até a delegacia.

— Ela chegou aqui dopada e toda ensanguentada. Não falava coisa com coisa. Eu, pessoalmente, a levei ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Ela ficou internada de um dia por outro — lembra.

Em depoimento, a jovem contou que tinha que “apanhar calada”, e se revidasse, "ele batia mais”. Na última quarta-feira, a justiça autorizou a prisão do PM. De acordo com as investigações, em 2009, Daniel Glendmann já havia sido detido por agredir a ex-mulher.

A delegada Fernanda Fernandes vai enviar um ofício ao 16º BPM informando que pelo menos quatro policiais foram à casa de uma das testemunhas e a ameaçaram. Nesta manhã, a Polícia Civil busca, na região onde o crime cometeu, imagens de câmeras de segurança que possam identificar os policiais e o carro que eles usaram no dia da intimidação. Segundo ela, o relato de uma testemunha foi fundamental.

Tatuagens e uso de redes sociais da vítima

Após a Vara de Violência Doméstica de Duque de Caxias autorizar a prisão de Daniel, a delegacia informou a Corregedoria da PM que ele seria preso. Ainda de acordo com a delegada, Daniel obrigou que a vítima fizesse uma tatuagem na costela. Além disso, ele teria pago com dinheiro da própria vítima três outras tatuagens que ela seria obrigada a registrar no corpo. A Polícia Civil descobriu que o homem ainda continua usando as redes sociais da mulher mesmo estando preso. Os investigadores buscam pelo celular da vítima, que sumiu.

Questionada pelo caso e por que o militar não foi preso ou expulso da corporação em 2009, a Polícia Militar afirmou apenas que Daniel "está preso na Unidade Prisional" da corporação, em Niterói.

Em 2019, a Deam-Caxias foi a que mais teve registros de feminicídio no estado. Até o dia 25 de setembro, já havia 3.082 casos, uma média de 11,3 por dia. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2018, 41.344 mulheres registraram terem sido vítimas de lesão corporal no estado por companheiros. A cada 24 horas, quatro mulheres são agredidas e ameaçadas por homens, e doze são estupradas. Ainda segundo o ISP, 56% dos crimes contra o gênero feminino são cometidos por seus companheiros ou ex-companheiros.

— Um dos motivos desse alto índice de registros é que as vítimas estão sendo encorajadas a denunciar os agressores. Sabemos que a violência doméstica é muito complicado. As pessoas acham que as mulheres são bipolares ou malucas, e não são. A tese da defesa do acusado é sempre desqualificar a vítima. Já que no primeiro momento ela está muito abalada e confunde várias informações. Ouvimos a vítima várias vezes quando ela está mais calma e pode lembrar de todos os detalhes — conta Fernanda, que aponta também o aumento do número de vítimas mulheres menor de idade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90