20/03/2017 às 11h16min - Atualizada em 20/03/2017 às 11h16min

CMJP celebra 60 anos da APAE e Dia Internacional da Síndrome de Down

Assessoria
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai celebrar os 60 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae-JP) e o Dia Internacional da Síndrome de Down, no intuito de discutir as questões relacionadas a esta síndrome. De acordo com Cerimonial da Casa, também estão previstas duas homenagens. Os eventos, duas sessões solenes e uma audiência pública, acontecerão no período entre 20 e 24 de março, no plenário da Casa.
 
Nesta terça-feira (21), às 15h, está prevista uma sessão solene para celebrar os 60 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae-JP) e entregar o Diploma de Honra ao Mérito ao presidente da instituição, Ivaldo Araújo. A vereadora Helena Holanda (PP) propôs a honraria e a solenidade.
 
Helena Holanda enfatizou que as pessoas com Síndrome de Down podem desempenhar qualquer função na sociedade.
 
Síndrome de Down

As questões relacionadas à Síndrome de Down devem ser discutidas, em audiência pública, prevista para quinta-feira (23), às 10h30. A discussão foi proposta pelo vereador Thiago Lucena (PMN) em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.
 
“O objetivo da audiência pública é dar visibilidade ao tema, reduzir o preconceito e debater as questões como acessibilidade e o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, em especial, nos órgãos públicos municipais, bem como debater com as famílias e entidades as dificuldades daquelas pessoas que possuem parentes portadores da Síndrome. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a Síndrome não as define”, justificou o propositor.
 
O parlamentar ainda destacou que o dia 21 de março foi “inteligentemente escolhido” porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo de número “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a Síndrome, aparece com “três” exemplares (trissomia).
 
Homenagem na CMJP

Ainda na quinta-feira (23), às 15h, está prevista uma sessão solene para outorgar o Título de Cidadão Pessoense ao professor doutor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), poeta e crítico literário Amador Ribeiro Neto. A solenidade e a homenagem foram propostas pelo vereador Lucas de Brito (PSL).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90