19/09/2019 às 16h08min - Atualizada em 19/09/2019 às 16h08min

Wilson Santiago é criticado por relatar proposta que defende aumento do Fundo Eleitoral para gastos com eleições 2020

O deputado federal Wilson Santiago (PTB-PB), que foi relator do projeto de reforma eleitoral, defendeu em entrevista a Rádio Arapuan, nesta quinta-feira (19) o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, na última terça-feira, que permite aumento do fundo eleitoral. A expectativa dele e de boa parte dos partidos é a de que o valor de R$ 1,7 bilhão distribuído em 2018 seja reajustado acima da inflação para a eleição de 2020. O texto segue para promulgação do presidente Jair Bolsonaro.

Como todo fundo federal, o dinheiro vem das contribuições dos brasileiros, motivo pelo qual coloca o aumento dos recursos do Fundo na contramão do cenário econômico que o país enfrenta. Para o parlamentar, as críticas são infundadas, já que as mudanças eram esperadas. "Um ano antes das eleições é obrigado as atualizações na jusrisprudência eleitoral, do contrário o TSE passa a mexer no que é de responsabilidade da Câmara. Então, por isso que foi preciso as mudanças", disse.   

Ainda segundo ele, a aprovação foi necessária e a relatoria acatou as mudanças feitas pelo Congresso. "O Senado alterou o sistema que foi criado pela Câmara Federal, acatando uma sugestão imposta pelos partidos para que o TSE acatasse o sistema de prestação de contas da Receita Federal", avaliou. 

ClickPB


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90