27/08/2019 às 20h15min - Atualizada em 27/08/2019 às 20h15min

Trump diz que Bolsonaro está 'fazendo um ótimo trabalho para o povo do Brasil' no combate aos incêndios na Amazônia

Líder americano diz que presidente do Brasil tem 'apoio total e completo dos EUA'

Presidente Jair Bolsonaro, durante reunião bilateral com Donald Trump durante encontro do G20, no Japão Foto: Agência O Globo / 28-06-2019

RIO — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , tuitou nesta terça-feira em apoio ao presidente Jair Bolsonaro afirmando que o governo brasileiro está realizando "um trabalho muito duro" para combater os incêndios na Amazônia e um "ótimo trabalho para o povo do Brasil":

"Eu conheci bem o presidente Jair Bolsonaro em nossas negociações com o Brasil. Ele está realizando um trabalho muito duro para combater os incêndios na Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um ótimo trabalho para o povo do Brasil — não é fácil. Ele e seu país têm o apoio completo e total dos Estados Unidos!", disse Trump.

"Acabei de falar com o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil. Nossas perspectivas de comércio futuro são muito animadoras e nossa relação é sólida, talvez mais sólida do que antes. Eu disse a ele que, se os Estados Unidos puderem auxiliar com as queimadas na Floresta Amazônica, estamos prontos para ajudar!", tuitou na ocasião.

Trump teria se oferecido para levar a posição brasileira à reunião do G7, que aconteceu no final de semana em Biarritz, na França. A questão foi colocada em pauta no encontro pelo presidente francês, Emmanuel Macron, alvo de uma série de ataques do governo brasileiro por sua defesa de uma abordagem mais dura, internacional, em relação à Amazônia.

O líder francês, derrotado pela abordagem mais branda defendida pelo resto do grupo, chegou a afirmar que votaria contra o acordo comercial entre o Mercosul e a UE caso a política ambiental do governo brasileiro não seja revisada.

O presidente americano, por sua vez, não compareceu a reunião sobre mudanças climáticas e biodiversidade com os líderes do G7, onde ficou acordado que uma ajuda emergencial de US$ 20 milhões (pouco mais de R$ 83 milhões) seria fornecida para conter os focos de incêndio na Floresta Amazônica.

Assim como o presidente brasileiro, o líder americano justifica o afrouxamento de regras ambientais com questões econômicas. Entre as medidas mais polêmicas tomadas por Trump estão o abandono do Acordo de Paris sobre mudanças do clima, ainda no primeiro ano de seu mandato. A justificativa foi que o tratado, que busca impedir o aumento da temperatura do planeta em mais de 2°C, prejudicava a economia nacional.

O Globo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90