16/03/2017 às 21h49min - Atualizada em 16/03/2017 às 21h49min

Cartaxo destaca planejamento da PMJP em reunião da Frente Nacional de Prefeitos

Secom-JP
O prefeito Luciano Cartaxo foi o anfitrião, na tarde desta quinta-feira (16), de uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e mais de 20 gestores e representantes de municípios paraibanos para o lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), na Capital paraibana. Elogiado pelo vice-presidente de Políticas Públicas da FNP, Elias Gomes, pelo trabalho desenvolvido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o programa João Pessoa Cidade Sustentável, Luciano destacou o planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para que a cidade esteja preparada para os próximos 30 anos.

O evento, promovido pela FNP em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a prefeitura da Capital, foi voltado para os prefeitos da Paraíba, gestores municipais e possíveis patrocinadores com o intuito de apresentar o maior evento sobre sustentabilidade urbana no país, o EMDS, que ocorrerá em Brasília, de 24 a 28 de abril. Na ocasião, foi dada aos participantes, a oportunidade de contribuírem, por meio de sugestão de conteúdo e indicação de palestrantes, com a construção do evento que estima reunir mais de 10 mil pessoas,
"Estamos muito animados com o planejamento da Prefeitura de João Pessoa, que tem metas bem definidas. O planejamento é o primeiro caminho para se conseguir crédito e a Capital está bem à frente nisso com este projeto realizado em parceria com o BID, por ter clareza e ações que dialogam umas com as outras apontando para o caminho da sustentabilidade. São projetos assim que ganham força. Muitos prefeitos procuram recursos apenas com o pires na mão. Mas o caminho não é fácil, para viabilizar ações, é preciso ter disciplina e bons projetos", afirmou Elias Gomes.
Luciano Cartaxo falou da importância de se discutir o tema da sustentabilidade na administração pública e o empenho da PMJP. "Estamos orgulhosos de receber esta reunião de trabalho na nossa cidade, porque ela permite um espaço de diálogo, uma aproximação maior da FNP e do tema com o dia-a-dia das administrações municipais. O grande desafio é fazer o dever de casa, fazer as coisas acontecerem na nossa cidade, com o orçamento próprio, com os repasses do Governo Federal, com emendas do orçamento, mas ao mesmo tempo, pensar algo mais adiante, mesmo que não fique para a nossa gestão. Esse é o grande desafio e foi o que conseguimos fazer na nossa Capital", disse.

O prefeito falou ainda sobre o andamento do projeto João Pessoa Cidade Sustentável. "Buscamos junto ao BID um planejamento de algo que pudesse ficar para a cidade, um legado além do mandato. E esse projeto já é realidade, já tem um plano de ação bem definido, aprovado no BID, no Ministério do Planejamento do Governo Federal e está na fase final para ser encaminhado ao Senado. É um projeto que foca em áreas importantes como a governança, segurança pública, mobilidade urbana, habitação", afirmou. O prefeito participou da reunião acompanhado do vice-prefeito, Manoel Junior e dos secretários de Administração, Roberto Wagner, e da Receita, Adenilson de Oliveira,

O lançamento regional do EMDS, que acontece em várias cidades do país, é a fase preparatória para o evento de Brasília, que terá como tema 'Reinventar o financiamento e a governança das cidades'. No evento, eles discutirão temas como 'Pequenos negócios na retomada do desenvolvimento municipal', 'Economia solidária', 'Consórcios públicos e governança metropolitana em contexto de crise', 'Eficiência energética', 'Segurança hídrica e saneamento', 'Transparência da gestão', 'Desafios da mobilidade urbana', 'Desafios da previdência municipal'.

A programação do evento já pode ser conferida no site do EMDS, no endereço www.emds.fnp.org.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90