16/03/2017 às 21h37min - Atualizada em 16/03/2017 às 21h37min

Prefeitura inaugura novas instalações na 'Bica' nesta sexta-feira

Secom-JP
web
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), inaugura, nesta sexta-feira (17), às 10h, o ambulatório do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). O local foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos. Além de melhorar a qualidade do atendimento dos animais que habitam o Parque, o ambulatório também terá capacidade para atendimento de animais silvestres apreendidos ou resgatados.
 
O principal objetivo da reforma foi a melhoria no atendimento dos animais que estão abrigados na Bica. Com as novas instalações, o ambulatório passa a contar com um mini centro cirúrgico, estufa, além de uma área exclusiva para os cuidados neonatal. O ambulatório também foi totalmente climatizado e recebeu ambientes setorizados.
 
De acordo com Thiago Nery, veterinário e chefe da Divisão de Zoológico da Bica, o local possuía um ambulatório que já estava defasado. "Após as primeiras etapas das reformas o plantel vem aumentando, não possuindo mais capacidade de dar suporte aos animais do plantel, sua localização inadequada, próximo ao estacionamento e oficina (barulho dos carros e dos equipamentos da oficina) acaba gerando um stress para os animais que já estão sob cuidados médicos", disse.
 
O veterinário ainda acrescenta que a parte estrutural do antigo ambulatório estava com infiltrações recorrentes e sem ambientes setorizados. Os materiais defasados dificultavam a higienização, a além da falta de equipamentos essenciais.
 
Nova estrutura - Com a nova estrutura ambulatorial foram construídos recintos de recuperação com área de proteção, evitando fugas, área específica para filhotes (Neonatologia), áreas separadas para animais que estão na fase menos intensiva de recuperação, revestimento em todo o ambulatório para facilitar a limpeza e o que tem de melhor no mercado em equipamentos (desde Otoscópio até UTI para aves). Todos os novos benefícios têm como objetivo a melhoriada qualidade de vida dos animais em cativeiro.
 
A nova localização é mais silenciosa, favorecendo o tratamento dos espécimes. A unidade permite cuidar da saúde dos animais desde passeriformes de 25g a anta de 100kg. 
 
Capacitação – Além do atendimento aos animais em melhores condições, o novo ambulatório da Bica terá a função de incrementar a formação de profissionais. Com mais infraestrutura, os profissionais já contratados pelo Parque poderão ter melhor acesso a técnicas da Medicina Veterinária. A direção do local também estuda parcerias para ajudar na capacitação de outros profissionais de fora do Parque e estudantes da área.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90