16/03/2017 às 21h24min - Atualizada em 16/03/2017 às 21h24min

Estudantes da rede pública municipal conquistam bolsa de estudo do CNPq

Secom-JP
web
"Sementes de sonhos". Assim deveria ser chamado os projetos de robótica das escolas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que continuam sendo destaque. Mais três estudantes da rede municipal de ensino conquistaram bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eles são estudantes da Escola Municipal Afonso Pereira da Silva, em Mangabeira VII.
 
O grupo garantiu a bolsa após a Mostra Nacional de Robótica (MNR), em outubro do ano passado. O CNPq ofereceu 70 bolsas e recebeu mais de cinco mil projetos de todo o país. Os alunos Jean Kelci Souza Júnior, Sabrina da Silva Cândido e João Victor dos Santos Ferreira conquistaram o recurso com o projeto "Aeds Aegytpi, tão pequeno, mas grande inimigo".
 
"A robótica é uma ferramenta ousada, moderna e eficaz. Garante aos nossos alunos o acesso ao conhecimento de uma forma mais prazerosa e nos leva a certeza de que a partir do momento que acreditamos nessa geração e investimos, os reflexos não demoram a aparecer. Há um bom tempo o município vem colhendo os frutos desse investimento", ressaltou a secretária de educação, Edilma da Costa Freire.
 
A bolsa, no valor de R$ 100, durante 12 meses, é mais do que um auxílio financeiro, para o professor Crismarkes Ferreira. "A conquista desses alunos tem se tornado exemplo para os demais. Eu vejo como o desenvolvimento da mecatrônica e eletrônica e tem melhorado as notas e a disciplina na escola. Diante da desigualdade social gritante, eles às vezes desfiam o caminho para um mundo sombrio e a robótica tem resgatado alguns. Esse projeto tem se tornado uma verdadeira semente de sonhos", disse.
 
O ritmo de trabalho está acelerado já que este ano eles terão um novo desafio pela frente, a MNR que será realizada em Curitiba, no mês de outubro. O grupo irá explorar a problemática em torno da Febre Amarela. O objetivo continua sendo desenvolver protótipos que auxiliem na questão educativa alertando os cuidados e prevenção da proliferação do mosquito Aeds Aegytpi. A escola Afonso Pereira foi premiada pelo segundo ano consecutivo.
 
Atualmente, todas as escolas municipais fazem uso de kits de robótica que incluem os componentes de montagem de robôs, software amigável, material paradidático e capacitação de monitores, atingindo mais de 50 mil alunos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »