16/03/2017 às 00h43min - Atualizada em 16/03/2017 às 00h43min

Emlur realiza manutenção em rios e canais

Secom-JP
Em períodos de chuvas intensas, a população tem mais uma oportunidade de verificar a importância do trabalho preventivo de limpeza e desobstrução de rios e canais realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Defesa Civil Municipal. Esta semana os serviços estão concentrados no Bairro de Mandacaru.
 
Durante todo o ano o trabalho é realizado pela equipe aquática da Emlur, composta por 16 homens que trabalham no desassoreamento de rios e canais para permitir o fluxo contínuo das águas e evitar a ocorrência de alagamento, principalmente em áreas de risco. A Defesa Civil faz a parte de orientação e o mapeamento dessas regiões que necessitam de ações preventivas. "As equipes ficam de sobreaviso para atuar na cidade em casos de risco em qualquer hora", garante Antonio Araujo, chefe da Divisão de Varrição e Coleta da Emlur (Devac).              
  
Ele esclarece que o trabalho é contínuo e é realizado em vários rios e canais da cidade, como Rio Jaguaribe, Rio do Cabelo e Cuiá, que cortam toda Capital. Esse ano já foi feita a manutenção nos seguintes bairros: Alto do Mateus, Castelo Branco, Valentina, Bessa, Distrito Mecânico, além de trechos que cortam as avenidas Epitácio Pessoa, Rui Carneiro e Beira Rio, além de várias comunidades ribeirinhas.
 
Esta semana o trabalho esta sendo feito no Bairro de Mandacaru, no trecho próximo a Rua Rodrigues Alves. O canal foi limpo, inclusive com a utilização de retroescavadeira para retirada de lixo e lama. "Esse trabalho é muito importante porque aqui quando chove a água sobe quase um metro. Eu e meu marido somos taxados de donos da rua porque reclamamos do pessoal que joga lixo no canal", disse Adriana Felipe dos Santos, que trabalha com material reciclado.
 
Luana da Silva disse que muito do lixo é jogado no local por pessoas de outras ruas causando mau cheiro, atraindo ratos, baratas e mosquitos, "mas o pior é que na hora do alagamento todo mundo é prejudicado, inclusive essas pessoas".
 
"Infelizmente muitos continuam ignorando o quanto é prejudicial a atitude de descartar o seu lixo sem responsabilidade. O acumulo de lixo causa doenças, alagamentos, deixa famílias desabrigadas e todos pagam por essas atitudes inconseqüentes", disse o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani. Segundo ele, a maior parte do lixo é de objetos descartáveis, porém os agentes retiram dos rios geladeiras, fogões, sofás, colchões e muitos pneus.
 
Alô Limpinho – Descarte seu lixo adequadamente. Ligue 0800 083 2425 ou 3214 7628 para solicitar os serviços da Emlur– Cata Treco, metralha, poda, limpeza de terreno, de rios e canais, praças e prédios públicos. Informações adicionais no site da PMJP – http://www.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais da Emlur.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90