15/03/2017 às 16h08min - Atualizada em 15/03/2017 às 16h08min

Cartaxo entrega kits de enxoval para gestantes

Secom-JP
Foto: Rafael Passos
Mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade social já têm uma preocupação a menos quando seus bebês nascerem nos próximos dias. Já na fase final da gestação, elas receberam do prefeito Luciano Cartaxo, na manhã desta quarta-feira (15) no Centro Administrativo Municipal (CAM), kits de enxoval que garantirão o conforto e tranquilidade para os recém-nascidos. Com esta entrega, o programa Novo Olhar para o Nascer da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já entregou mais de 2.500 enxovais.
 
De acordo com o prefeito, o programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) demonstra o cuidado da gestão municipal com a vida das pessoas da Capital e o acolhimento necessário para oferecer um futuro melhor para as crianças. "Entendemos que o cuidado com as crianças começa já na gestação. A ideia é cuidar das famílias. Então, estamos juntos neste momento de acolhimento porque são essas crianças que vão fazer o futuro de João Pessoa e a nossa gestão apresenta resultados para agora e para o futuro", afirmou.
 
Luciano Cartaxo explicou que o trabalho de acompanhamento é realizado pela Sedes, através dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). "O trabalho é permanente com as nossas gestantes, não só com a entrega destes enxovais, mas também com o acompanhamento de toda a gestação, com o nascimento na maternidade Cândida Vargas, depois junto às nossas creches, recebendo as crianças desde os 6 meses com vagas de berçário, na nossa rede escolar e passa também pela atenção à família junto com a nossa política habitacional, entregando novos apartamentos", disse o prefeito.
 
Os kits entregues oferecem itens essenciais para os primeiros meses do bebê. Eles contam com colchão e lençóis de berço, cueiro, mosquiteiro, fralda descartáveis e de tecido, roupinhas de bebê, banheira, produtos de higiene e toalhinha de banho, entre outros itens. Tudo adquirido com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
 
O secretário da Sedes, Eduardo Pedrosa, explicou que todos os meses a Prefeitura realiza entrega de kits. "Este trabalho acontece sempre. Realizamos o evento para mostrar à sociedade em geral que existe este benefício e que não deixamos as mulheres desamparadas neste momento tão importante. Através dos Cras, que são a porta de entrada de toda a assistência da Prefeitura, a gente consegue auxiliar as mães para terem um conforto para seus bebês diante de todas as dificuldades que elas já enfrentam", afirmou.
 
Uma destas mamães é Elizângela Vicente. Grávida de oito meses de Luis Fabiano, ela agradeceu à PMJP por ajudar a montar o enxoval do seu bebê e diminuir as despesas de seu marido que é assistente de pedreiro. "Algumas pessoas nos ajudam, mas faltava ainda muita coisa. Fico feliz de saber que meu filhinho terá um colchão para dormir, uma banheira, entre outras coisas. Só posso agradecer ao prefeito porque já fui beneficiada com uma casa no Colinas do Sul há dois anos e ele continua me ajudando", afirmou.
 
Para ter direito ao benefício, as mães precisam ser encaminhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital ou se cadastrar diretamente no Balcão de Direitos, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As mães devem atender aos critérios de vulnerabilidade social, estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, ser detentora do cartão da gestante, comprovante de residência, RG, última ultrassonografia e oito meses de gestação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90