17/07/2019 às 12h26min - Atualizada em 17/07/2019 às 12h26min

Gêmeas unidas pelo crânio são separadas depois de 50 horas de cirurgia

G1
Irmãs siamesas Safa e Marwa Ullah — Foto: Divulgação/Great Ormon Street Hospital
As irmãs paquistanesas Safa e Marwa Ullah nasceram unidas pelo crânio. Após quatro meses internadas e mais de 50 horas de cirurgia foram separadas com sucesso, anunciou nesta terça-feira (16) o hospital londrino responsável pela intervenção.

As gêmeas receberam alta em 11 de fevereiro deste ano, mas foi só agora que o hospital público Great Ormon Street divulgou em nota as informações sobre o caso.

Gêmeos conjugados, mais comumente chamados de gêmeos siameses, são extremamente raros, afirmou o neurocirurgião Owase Jeelani

"A incidência é de um em um milhão, ou um em dois milhões de recém-nascidos", disse o médico.

Jeelani considera os procedimentos como muito complexos, mas se diz otimista e acredito na recuperação: "antes dos três anos elas estarão andando".

As pequenas Safa e Marwa nasceram em Charsadda, no Paquistão, em janeiro de 2017 e foram levadas ao hospital inglês quando completaram 19 meses.

Em outubro de 2018 as crianças foram internadas e tiveram início os procedimentos que, entre outros, contou com réplicas feitas por impressoras 3D da malformação para que os especialistas pudessem praticar as cirurgias.

Após o cinco meses de recuperação com fisioterapia intensiva, as gêmeas deixaram o hospital no início de julho estão reunidas com a família.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90