05/05/2019 às 02h15min - Atualizada em 05/05/2019 às 02h15min

RedeTV! decide não exibir entrevista com Lula

Entrevista de Kennedy Alencar iria ao ar na noite deste sábado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A RedeTV! decidiu não exibir uma entrevista feita pelo jornalista Kennedy Alencar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi alvo de críticas de aliados do petista.

Foi a segunda vez que o petista falou com veículos de imprensa depois de ter sido preso em Curitiba, em abril de 2018. A primeira foi no último dia 26, quando recebeu a Folha de S.Paulo e o jornal El País, após a queda da proibição imposta pelo Supremo Tribunal Federal.

A entrevista de Kennedy Alencar com Lula foi feita na sexta (3) e, segundo divulgado pelo jornalista, iria ao ar na noite deste sábado (4) na RedeTV!.

 

Macaque in the trees

Macaque in the trees

Lula deixa a carceragem para acompanhar velório de neto (Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP; FRANKLIN DE FREITAS / AFP)

 

Agora, o material deve ser exibido, em data indefinida, pela BBC World News, segundo a RedeTV! e o jornalista. Em seu blog, Kennedy afirma, em seguida, "publicará as íntegras em texto e vídeo da conversa com o petista".

Na entrevista, o ex-presidente admite pedir progressão de regime para sair da prisão devido à condenação no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Em nota, o site oficial de Lula afirmou que a própria RedeTV! havia acionado a Justiça para entrevistar o petista.

"Registre-se que emissora não só entrou com uma reclamação junto ao Supremo Tribunal Federal para garantir o direito de entrevistar o ex-presidente como gravou a entrevista", diz o comunicado.

Procurada, a emissora afirma em nota que "foi contratada no ano passado pela BBC World News e pela K.doc para gravar entrevistas para a série-documentário de três capítulos. Realizou 12 entrevistas, 3 das quais com ex-presidentes da República. A série, chamada 'What Happened to Brazil', foi transmitida internacionalmente em janeiro pela BBC".

Segundo a RedeTV!, "a entrevista com Lula foi solicitada à época como parte desse projeto". "Liberada agora pela Justiça, foi gravada na última sexta-feira. A entrevista será usada pela BBC World News com exclusividade, numa sequência da produção desenvolvida no ano passado. Todos os direitos sobre imagens e direção editorial são da BBC", afirmou.

As entrevistas que foram gravadas anteriormente para a série também não foram exibidas pela emissora.

Nas redes sociais, aliados de Lula criticaram a decisão da RedeTV!.

Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad publicou no Twitter a nota da emissora e questionou: "Você tem medo de quê?".

Já a deputada Maria do Rosário (PT-RS) manifestou apoio a Kennedy e Lula e disse que é "um desrespeito com ambos e com o Brasil".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90