01/05/2019 às 07h18min - Atualizada em 01/05/2019 às 07h18min

Tragédia: Aluno invade escola e executa professor com tiro na cabeça na frente dos colegas

Foto: Reprodução
Uma tragédia ocorrida dentro de uma escola pública chocou a população de Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal. Professor e coordenador do Colégio Estadual Céu Azul, Júlio Cesar Barroso de Sousa, 41 anos, foi morto a tiros na tarde de terça-feira (30/04/2019). O acusado é um aluno da instituição de ensino, que entrou uniformizado com o revólver na cintura e executou a vítima, a sangue frio.

No momento em que ocorreu o crime, os alunos saíam das salas para o intervalo. Houve pânico, corre-corre e gritaria. Muitos se esconderam dentro das salas de aula e chegaram a pensar que se tratava de um ataque como o de Suzano, em São Paulo. Outros saíram pela porta principal do colégio, que fica ao lado de uma feira popular do município goiano localizado a 35km de Brasília.

Segundo o delegado Rafael Abrão, titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Valparaíso, a tragédia ocorreu por volta das 15h. O estudante do 2º ano do ensino médio de 17 anos é apontado como o autor dos disparos.

De acordo com testemunhas, ele teve uma discussão com uma professora pela manhã. A xingou. O coordenador Júlio chamou a atenção do estudante, disse que ele seria transferido. O rapaz retrucou: “Isso não ia ficar assim. Você não sabe com quem estava mexendo”. Em seguida, deixou a escola. Voltou à tarde armado. Como estava uniformizado, conseguiu entrar e disparou contra o educador.

Até a última atualização deste texto, o adolescente permanecia foragido. De acordo com o delegado Rafael Abrão, o acusado não voltou para casa depois de sair da escola e a mãe não tinha notícias dele. Ainda segundo o investigador, o suspeito tinha uma passagem por roubo, em 2017. Júlio Cesar era casado e deixa dois filhos.

O delegado disse que, primeiro, o atirador acertou a cintura de Júlio César, pelas costas. A vítima correu e caiu. Em seguida, levou um tiro na cabeça quando já estava caída no chão. Outros dois disparos foram feitos, mas não teriam atingido o educador.

“Desespero”

Um aluno do sétimo ano do ensino médio disse que estava no galpão ao lado da sala dos docentes na hora. “Bateu o sinal para a troca de professores. Eu estava na aula de educação física e ouvi os tiros.” Ainda de acordo com o rapaz, foram momentos de desespero. “A princípio, achei que era brincadeira, mas quando todos os professores correram para o galpão, vi que era sério”, contou.

Outro aluno, do oitavo ano, diz ter visto o coordenador minutos antes do assassinato. “A gente estava na aula de matemática e ele passou para recolher nossos trabalhos. Gente boa, falava com todo mundo. Uma pena”, lamentou.

Na hora do crime, ele estava no portão da escola. “Ninguém sabia direito o que aconteceu. Foi só uma correria. Os alunos não têm acesso ao portão de trás, então era muita gente para uma saída.” Uma aluna afirmou ainda ter comentado com a professora, que achou se tratar de bombinha.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação de Goiás informou que “uma equipe composta por psicólogo, assistentes sociais e integrantes da Superintendência de Segurança Escolar prestará apoio à comunidade e à família da vítima”.

Preocupação em todo o país

O caso ocorre pouco mais de um mês após o massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), quando dois ex-alunos assassinaram oito pessoas e se mataram em seguida.

Devido à tragédia, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu, em 19 de março, reforçar a segurança nas escolas públicas, especialmente após uma série de ameças que unidades de ensino local passaram a receber.

Em reunião com os secretários de Educação, Rafael Parente, e de Segurança, Anderson Torres, e a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sheyla Sampaio, o governador, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu aumentar o contingente policial nas unidades de ensino.

Além disso, serão intensificadas as rondas das equipes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em torno dos colégios. Com Metrópoles


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90