02/04/2019 às 23h10min - Atualizada em 02/04/2019 às 23h10min

Filho de Schumacher estreia na F-1

'Me senti em casa desde o primeiro momento', disse filho de Michael Schumacher Imagem: Andrej Isakovic/AFP

Os olhos da Fórmula 1 se voltaram com especial atenção hoje ao Bahrein. Lá, o circuito de Sakhir foi palco do retorno de um sobrenome inconfundível à categoria.

Pela primeira vez, Mick Schumacher participou da programação oficial da categoria. E em seu primeiro teste, conseguiu já o segundo melhor tempo entre os 15 pilotos que foram à pista. Detalhe: justamente com a Ferrari, equipe pela qual seu pai conseguiu cinco de seus sete títulos mundiais.

O desempenho foi destaque na imprensa internacional, que vivia a expectativa desde que os primeiros rumores de um teste de Mick na Ferrari vieram à tona. O alemão, vale lembrar, virou integrante da Academia de Pilotos da Ferrari no começo de 2019.

Mas os números não dizem tudo sobre o teste. A primeira experiência oficial de Mick Schumacher com um Fórmula 1 contou ainda com detalhes curiosos: a presença da mãe, a chuva e até a disputa pela primeira posição com Max Verstappen, cujo sobrenome é bastante familiar ao clã Schumacher.

Embora o nome de Mick Schumacher esteja obviamente ligado à Fórmula 1, o piloto nunca havia participado de uma programação oficial com a categoria - no máximo, havia feito uma exibição em 2017 com a Benetton pilotada por Michael Schumacher na campanha do título de 1994. Ao longo da carreira em monopostos, iniciada em 2015, Mick passou por Fórmula 4 alemã, Fórmula 4 italiana e Fórmula 3 europeia, entre outras categorias. Em 2019, disputa a Fórmula 2.

Estava todo mundo de olho no teste de Mick Schumacher com a Ferrari: mecânicos, engenheiros, jornalistas e outras equipes. Mas é claro que um nome não poderia perder a estreia do alemão na Fórmula 1: Corina Schumacher, mãe do jovem piloto. Figura conhecida da categoria, a mulher de Michael Schumacher acompanhou do pit wall a movimentação em Sakhir.

Você esperava ver alguma atividade da Fórmula 1 com chuva no Bahrein? As equipes não - tanto que nenhuma contou com compostos intermediários ou para asfalto molhado durante o dia, atrapalhando parte da programação. A precipitação vista a partir do fim da manhã, inclusive, é bastante rara por lá: em média, o Bahrein registra cerca de 10 dias de chuva por ano.

Sebastian Vettel, titular da Ferrari, não testou hoje. Mas deu seu conselho a Mick Schumacher. "Para chegar na Fórmula 1, você precisa provar que tem velocidade e, até aqui, ele tem feito um bom trabalho, tem se desenvolvido bem nos últimos anos. Ele merece estar onde está agora. No momento, ele precisa de tempo e que o deixem em paz para fazer seu trabalho", disse o compatriota.

"Na garagem, me senti em casa desde o primeiro momento, pois estava cercado por muitas pessoas que me conheciam desde muito jovem", disse o alemão. "O SF90 é incrível por sua potência, mas também é bem simples de dirigir. Por isso gostei muito. O aspecto que mais me impressionou foram os freios mais potentes. Parecia que eu poderia frear mais tarde, então eu tinha a certeza de que o carro faria a curva de qualquer maneira", completou.

Mick Schumacher foi o segundo colocado do teste, marcando 1min29s976. A primeira colocação ficou com Max Verstappen, da Red Bull, que fez 1min29s379 já no fim da programação. Curiosamente, os dois pilotos são filhos de ex-companheiros: Michael Schumacher e Jos Verstappen, que disputaram oito das 16 corridas da temporada de 1994 com a Benetton.

Não foram só Max Verstappen e Mick Schumacher que testaram hoje. Lewis Hamilton foi o sexto com a Mercedes, enquanto a McLaren contou com três pilotos: Lando Norris (terceiro), Carlos Sainz (nono) e Fernando Alonso (11º). O bicampeão testou pneus para a Pirellli. Pietro Fittipaldi foi o 12º com a Haas, enquanto Robert Kubica foi o 13º com a Williams.

A Fórmula 1 testa novamente no Bahrein amanhã. Desta vez, Mick Schumacher estará a bordo da Alfa Romeo - que, hoje, conseguiu o 10º melhor tempo entre os 15 pilotos do dia com Antonio Giovinazzi. "Agradeço à Ferrari pela oportunidade extraordinária que ela me deu, e mal posso esperar para entrar em um Alfa Romeo amanhã", disse Mick Schumacher.

Depois dos testes no Bahrein, Mick Schumacher deve voltar suas atenções à Fórmula 2. Na primeira etapa da temporada, também em Sakhir, ele conseguiu um oitavo lugar na primeira corrida e um sexto na segunda, mais curta. A próxima etapa da temporada acontece nos dias 27 e 28 de abril, em Baku (Azerbaijão).

Mick Schumacher já é cotado para conseguir uma vaga na Fórmula 1 - e o fato de pertencer à Academia de Pilotos da Ferrari o coloca inclusive como candidato a uma vaga na equipe italiana. Mas não é só isso: um site de apostas da Itália coloca o alemão como candidato ao título da temporada 2021 da F-1, pagando 33/1 para o caso de uma aposta vencedora.

UOL

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90