15/03/2019 às 07h39min - Atualizada em 15/03/2019 às 07h39min

Colombianos são alvos de operação contra agiotagem na Paraíba; vídeo

Uma das prisões aconteceu no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Suspeito foi levado para sede da PF, em Cabedelo — Foto: Walter Paparazzo/G1
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), na Paraíba e no Amapá, a Operação Sicário, para combater crimes de agiotagem. Colombianos são alvos de cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. Na Paraíba, ordens judiciais foram cumpridas no bairro Bancários, Zona Sul de João Pessoa. Foram apreendidos celulares, dinheiro e anotações sobre o esquema criminoso. A operação conta com a participação de 30 policiais federais.

Conforme a Polícia Federal, os investigados fazem parte de uma organização criminosa dedicada à pratica do cobro ou cobrito, vertente colombiana de instituição financeira clandestina com organizado sistema de empréstimo de dinheiro a juros extorsivos.

As investigações apontaram que o cobro era feito através do oferecimento de panfletos a lojistas, geralmente pequenos empresários, em que era exposta uma cobrança de juros diária sobre pequenas quantias. A abusividade das cobranças era disfarçada no material.

“Os recursos captados a partir de empréstimos extorsivos destinam-se a um fundo cuidadosamente organizado e administrado pela organização criminosa através de aplicativos eletrônicos, sendo posteriormente reinvestidos na expansão das atividades ilícitas mediante a estruturação de novos cobros em outras cidades”, divulgou a PF.

Os alvos da Operação Sicário vão responder pelos crimes de formação de organização criminosa, operação de instituição financeira clandestina e lavagem de dinheiro, cujas penas, se somadas, podem ultrapassar 30 anos de reclusão. Via Portalcorreio

Assista ao vídeo aqui


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90