22/02/2019 às 22h59min - Atualizada em 22/02/2019 às 22h59min

Papa Francisco diz que 'todo feminismo se torna um machismo de saias'

O papa Francisco rejeitou nesta sexta-feira (22) que convidar uma mulher a falar na Igreja Católica seja um "tipo de feminismo eclesiástico". Isso porque, disse o pontífice, "no fim, todo feminismo se torna um machismo de saias".

Francisco se referia ao discurso proferido nesta sexta-feira pela professora de direito canônico Linda Ghisoni. Ela participou do segundo dia de debates do encontro "A proteção de menores na Igreja", destinado a discutir o problema da pedofilia na instituição. Foi a primeira vez, segundo o site Vatican News, que uma mulher se apresentou durante as Assembleias Gerais.

 

"Convidar uma mulher a falar sobre as feridas da Igreja é convidar a Igreja a falar sobre ela mesma, sobre as feridas que ela tem", acrescentou o Papa Francisco.

 

Linda Ghisoni, hoje subsecretária de uma seção do Vaticano, afirma ter sido vítima de abuso de um clérigo no passado. Ela cobrou que o assunto seja tratado pelas autoridades da Igreja.

 

"Como podemos falar de proteção de menores na Igreja, sem considerar as vítimas e suas famílias, sem falar dos abusadores, dos cúmplices, dos negacionistas, dos acusados injustamente, dos negligentes, dos que desviaram os casos, dos que tentaram falar e agir mas foram calados?", disse Ghisoni.

 

Francisco agradeceu Ghisoni pelo testemunho e lembrou que "a mulher é a imagem da Igreja que é mulher, noiva e mãe". "Sem esse estilo, nós falaríamos do Povo de Deus como uma organização, talvez uma união comercial, mas não como uma família nascida da mãe Igreja", discursou.

G1


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90