23/02/2017 às 21h39min - Atualizada em 23/02/2017 às 21h39min

Secretaria Municipal de Saúde certifica qualidade do serviço da Ouvidoria do Ortotrauma

Secom-JP
Um canal de comunicação para elogios, solicitação de informações, reclamações, denúncias e sugestões entre o usuário e a gestão do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma). É assim que funciona a Ouvidoria da unidade hospitalar, que recebeu um certificado de reconhecimento da Ouvidoria Setorial da Saúde pela qualidade dos seus serviços.
 
"Ficamos muito felizes com este reconhecimento e agradecemos a toda a rede municipal de saúde, bem como os usuários, pela confiança em nosso trabalho. Isto é o resultado de toda uma equipe que possibilita avanços e parcerias", afirma a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo.
 
A Ouvidoria do Complexo Hospitalar de Mangabeira é uma unidade descentralizada da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Conforme explicou a ouvidora Márcia Fernandes, no ano passado, a unidade do Ortotrauma também recebeu um reconhecimento e subiu ao nível 1, devido aos elogios recebidos e a rapidez nas respostas.
 
"A Ouvidoria não é só para reclamação. Recebemos diversos tipos de demanda e nos esforçamos para responder ao usuário no menor tempo possível. Recebemos muito apoio da direção da unidade hospitalar e estamos melhorando nosso serviço à população. Por exemplo, somos pioneiros na utilização de caixas de sugestões. Temos um formulário à disposição e as pessoas estão correspondendo", conta Márcia Fernandes.
 
A diretora-geral Fabiana Araújo destaca ainda que a Ouvidoria é um instrumento para proteção do usuário, podendo ter efeito imediato. "Nossa orientação é de uma postura ativa da ouvidoria, no sentido de registrar as demandas e encaminhar aos setores responsáveis. Mas ao mesmo tempo, já procuramos resolver a questão imediatamente com algum gerente ou coordenador da unidade", explicou.
 
Prazos - A ouvidora do Complexo Hospitalar de Mangabeira afirma que cada demanda tem um prazo diferente de resposta, conforme decreto municipal. Para elogios, o prazo é de até 10 dias. Para a solicitação de informações, com base na Lei de Acesso à Informação, há um prazo de até 20 dias. Com relação às reclamações, o prazo é de até 30 dias.
 
"A maior parte dos usuários que procura a Ouvidoria tem uma dificuldade de informação. Às vezes, uma orientação já resolve o problema", ressalta Márcia Fernandes.
 
Canais - O acesso à Ouvidoria pode ser feito no próprio Ortotrauma ou pelo telefone 3239-3225. O usuário pode ligar ainda para a Ouvidoria da SMS (160) e registrar sua demanda sobre o Complexo Hospitalar de Mangabeira, que também pode ser realizada pelo telefone 3214-7968 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br. A participação do usuário pode ocorrer de forma anônima.

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