De acordo com o relato, foi uma infração técnica, porque Massa em duas oportunidades usou energia de forma considerada inapropriada na cláusula 5.1 do guia de implementação da bateria da Fórmula E.
Massa foi o segundo mais votado pelo público no sistema de Fanboost, em que cinco pilotos escolhidos nas redes sociais ganham potência extra na corrida. O brasileiro ativou o sistema antes do permitido, que é a partir de 22 minutos de corrida. Assim, perdeu cinco segundos como punição. Além de acionar antes da hora, os registros são de que ele acionou a energia do Fanboost mais do que deveria, usando energia a que não tinha direito. As duas punições o fizeram perder 25 segundos nos boxes.
Em entrevista publicada pelo UOL Esporte na última quarta-feira, Massa reconheceu que teria dificuldades com as dinâmicas da nova categoria com carros elétricos. "Nada do que eu aprendi na Fórmula 1 vai me ajudar na Fórmula E". Neste sábado, após a primeira corrida, ele lamentou o resultado: "Estou decepcionado com o resultado, mas feliz com o meu trabalho hoje na corrida, com o ritmo, a estratégia, o modo de ataque e as ultrapassagens. Tudo estava funcionando bem, mas infelizmente não terminamos onde deveríamos", disse, ao Motorsport.
A próxima chance de Felipe Massa na Fórmula E será no dia 12 de janeiro, no Marrocos.