20/02/2017 às 13h47min - Atualizada em 20/02/2017 às 13h47min

Ricardo inicia, em segredo, processo de privatização da Cagepa

Helder Moura
Já é possível entender por que o governador Ricardo Coutinho tem reajustado as contas de águas e esgotos muito acima da inflação: certamente para tornar a Cagepa mais rentável e empresa é que paga alguns dos salários mais altos na Paraíba. Mas, há um outro motivo, que é tornar a empresa mais atraente para o projeto de privatização que vem tocando em sigilo.

Está em curso um projeto de venda da Cagepa, por mais que o governador tenha mantido o caso o segredo. Foi revelado, neste final de semana, numa reportagem de O Globo (em https://goo.gl/AiIOdA). Segundo a matéria, o BNDES já começou, a pedido do Governo da Paraíba (e mais seis Estados), realizar estudos que “vão desenhar o modelo de concessão à iniciativa privada”.

A informação veio à tona, após o acirramento das empresas interessadas em adquirir o controle da Cagepa e outras companhias concessionárias de águas e esgotos no País. Segundo o BNDES, já há 20 empresas habilitadas para disputar as privatizações. Não há ainda valores previstos, mas o Governo Ricardo Coutinho espera amealhar mais de R$ 1 bilhão com a venda da Cagepa.

Outros Estados – Além da Cagepa, há ainda em processo de privatização, companhias concessionárias do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Maranhão, Amapá, Sergipe e Alagoas. Os editais para os estudos relativos a estes estados saem semana que vem, prevê o BNDES. A iniciativa de privatizar as companhias parte de uma decisão política do governador de cada Estado. Cabe ao BNDES dar o apoio necessário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90