22/06/2017 às 18h35min - Atualizada em 22/06/2017 às 18h35min

Secretaria de saúde da capital orienta sobre os cuidados com a saúde nas festas de São João

Redação com Secom-JP
Junho é sinônimo de festa, forró, comidas de milho, fogos e fogueira. Mas é preciso ficar em alerta, pois o período também traz um aumento no índice de surgimento de problemas respiratórios. Para que a população aproveite as festividades juninas da melhor forma, a Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre os cuidados com a saúde durante o período.

O contato com a poeira, fumaça da fogueira e dos fogos de artifício são alto fator de risco para doenças respiratórias, principalmente entre pessoas que já desenvolvem quadros alérgicos, idosos e crianças. Essa situação pode causar irritação nos olhos e garganta, alergia, asma, bronquite, além de reduzir a resistência a infecções.
 
"É importante manter-se longe das fogueiras para prevenir queimaduras, não acender fogos de artifício em contato direto com as mãos para evitar explosões que possam causar cegueira ou mutilação dos membros e ficar atento para não transportar esses artefatos nos bolsos nem armazená-los próximos a líquidos inflamáveis ou locais fechados, devido ao risco de explosão", orienta a médica da rede municipal de saúde, Emylaine Vasconcelos.
 
A médica também dá outras orientações. "Pacientes idosos, crianças e portadores de doenças respiratórias devem ficar longe da exposição à fumaça para evitar a exacerbação da doença ou surgimento de quadros alérgicos, além disso, é sempre bom evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e ficar atento à dieta, pois as comidas típicas são saborosas, mas contém ingredientes ao qual você pode ser alérgico como: leite, amendoim e glúten. E lembrar sempre que em casos de acidentes, procurar imediatamente atendimento médico", conclui.
 
Também é importante ter cuidado com os olhos, que são bastante prejudicados com a fumaça das fogueiras e com os fogos de artifício. "Nesta época do ano, é maior o risco de infecções nos olhos, principalmente depois de grandes aglomerações em festas, como uma conjuntivite alérgica. Mas a reação alérgica pode ser amenizada com o uso de colírios lubrificantes e evitando coçar os olhos e mantendo distancia das fumaças", orienta Emylaine.  
 
Serviço - Na rede municipal de saúde, as crianças alérgicas e com problemas respiratórios são atendidas no Hospital do Valentina, com atendimento 24 horas por dia em casos de urgência e emergência. Para o acompanhamento, as consultas devem ser marcadas na Unidade de Saúde da Família (USF) onde a criança é cadastrada.
 
Já os adultos, em caso de urgência e emergência, devem seguir para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, em Manaíra, Célio Pires de Sá, no Valentina, ou Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas. Para o acompanhamento, assim como as crianças, devem procurar uma USF, podendo ser atendidos na unidade ou encaminhados pelo clinico geral para atendimento de alergologista ou pneumologista no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.
 
Para atendimento em casos de queimaduras, tanto adultos quanto crianças, devem ser socorridas pelo Samu Regional – 192 ou imediatamente encaminhados para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90