26/05/2017 às 08h07min - Atualizada em 26/05/2017 às 08h07min

População de Mangabeira comparece em massa no primeiro Câmara no Seu Bairro

redação com Secom/CMJP
Foto: Juliana Santos
O Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, ficou pequeno para o público que compareceu à primeira edição do Câmara no Seu Bairro na noite desta quinta-feira (25). Moradores do bairro foram ao encontro de 21 vereadores, assessores e equipe técnica do Legislativo Municipal, levando uma pauta de reivindicações para o bairro, que tem aproximadamente 140 mil habitantes.

“O propósito do ‘Câmara no Seu Bairro’ é justamente o de estar perto da população, ouvir dos moradores quais são as demandas mais urgentes do bairro e dar encaminhamento às soluções”, explicou o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), pouco antes do início da audiência pública, que durou até depois das 22h.


Após abrir os trabalhos, Marcos Vinicius passou a liderança da mesa a João Corujinha (PSC), o vereador mais votado no bairro, como determina a resolução que normatiza o programa ‘Câmara no Seu Bairro’, aprovado em abril na CMJP. Os vereadores Bruno Farias (PPS), Helton Renê (PC do B) e Lucas de Brito (PSL) fizeram uso da palavra, respectivamente pelas bancadas de Oposição, Situação e a Mesa Diretora. Eduardo Carneiro (PRTB) fez um apanhado histórico, lembrando quando o então vereador Fernando Milanez instituiu a ‘Sessão Itinerante’, em 2004.

Mais de 30 moradores foram chamados ao púlpito. Um a um, eles relataram os problemas da comunidade: coleta de lixo regular, construção de hospital, do shopping do artesanato academia de ginástica para idosos e até de um cemitério para o bairro. A atenção a comunidades como Cidade Verde e Aratu foi recorrente ao longo da noite.

Muitos dos moradores elogiaram a disposição da CMJP de ir aos bairros e ouvir de perto as necessidades da população, e entre problemas, relataram também melhorias que o bairro obteve nos últimos anos.

Os vereadores se comprometeram a encaminhar os pedidos e cobrar soluções. Lembraram que, pela primeira vez, o legislativo pessoense conta com a Emenda Cidadã, garantida através do Orçamento Impositivo, na qual os vereadores, ouvindo o apelo da população, poderão apresentar emendas ao orçamento do próximo ano, com a garantia de que o Executivo irá cumpri-las.

Dois secretários da gestão municipal se fizeram presentes na audiência pública: o secretário da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, e do Orçamento Participativo, Francisco José das Chagas. “Já vamos levar a as demandas que ouvimos aqui ao Prefeito, já amanhã”, afirmou Francisco José. “Muitas dessas demandas já são bem conhecidas da gestão, que está aberta a solucionar os problemas”, acrescentou.

A próxima parada do ‘Câmara do Seu Bairro’ será no Valentina de Figueiredo, após o recesso parlamentar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90